Twitch tem queda de audiência após saída de influenciadores
Considerada a principal plataforma para streamers de jogos, serviço reportou queda nos números do quarto trimestre
Rodrigo Loureiro
Publicado em 17 de janeiro de 2020 às 06h00.
Última atualização em 17 de janeiro de 2020 às 07h00.
São Paulo - Principal plataforma de streaming de jogos, o Twitch teve queda em sua audiência trimestral. E o motivo para o desempenho ruim pode estar diretamente relacionado com a saída de alguns das principais estrelas do serviço.
O total de horas que usuários assistiram a conteúdos do serviço caiu de 2,6 milhões entre julho e setembro do ano passado para 2,3 milhões nos três últimos meses de 2019, conforme reportado pelas empresas Streamlabs e Newzoo. Há também queda em relação ao quarto trimestre de 2018, conforme pode ser observado abaixo.
Streamers de jogos conhecidos como Ninja, Shroud, CouRage, entre outros, migraram para plataformas rivais como Mixer e YouTube Gaming. A expectativa da concorrência é de que os milhões de seguidores de cada uma dessas celebridades virtuais também iriam virar a casaca. Pelos números, isso começou a acontecer.
Apesar disso, o Twitch ainda tem motivos para celebrar o ano de 2019. A companhia registrou um aumento anual de 12% no total de horas em que internautas passaram visualizando o conteúdo de sua programação.
Não é a primeira vez que uma rede social sente o impacto da saída de um influenciador digital de sua plataforma. Em 2018, a vítima foi o Snapchat . A companhia perdeu 1,3 bilhão de dólares em valor de mercado após a socialite americana Kylie Jenner tuítar que não estava mais utilizando o serviço.