Ciência

Astronauta terá que devolver à NASA câmera que usou na Apollo 14

Edgar Mitchell tentou vender o equipamento usado em uma viagem ao espaço, mas aceitou devolvê-lo à agência

A Nasa entrou em acordo com o astronauta (AFP/GETTY IMAGES / roberto gonzalez)

A Nasa entrou em acordo com o astronauta (AFP/GETTY IMAGES / roberto gonzalez)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2012 às 16h59.

Miami - O ex-astronauta Edgar Mitchell, que foi processado pela NASA por tentar vender uma câmera de filmar que usou na Apolo 14 durante missão à lua, chegou nesta sexta-feira a um acordo com a Promotoria da Flórida.

Mitchell concordou em renunciar a qualquer reivindicação sobre o aparelho e o devolverá à Nasa, que encaminhará o equipamento ao Museu Nacional do Espaço, em Washington.

As duas partes pagarão as despesas legais para encerrar o processo, embora o acordo alcançado só será assinado por um juiz nos próximos dias.

O astronauta tentou vender recentemente num leilão uma câmara usada na missão espacial da Apolo 14 à Lua em 1971. O equipamento era propriedade da Nasa, de acordo com essa instituição, que afirmou que ela nunca foi doada para Mitchell.

'Todo o aparato usado durante as operações da Nasa permanece como propriedade da Nasa, a menos que explicitamente seja entregue a outra pessoa', afirma a agência no processo.

O advogado do ex-astronauta, Donald Jacobson, argumentou que a Nasa deu a câmara a Mitchell como presente após quarenta anos da missão.

O equipamento, que seria leiloado pela casa Bonhams de Londres, foi avaliado entre US$ 60 mil e US$ 80 mil dólares. A casa de leilões, no entanto, suspendeu a venda até a conclusão do processo.

Mitchell foi o sexto astronauta a pisar na Lua. Em fevereiro, a Nasa celebrou o 40ªºaniversário do lançamento da Apolo 14, que deixou na memória a imagem do primeiro astronauta da história a jogar golfe na superfície lunar. 

Acompanhe tudo sobre:EspaçoNasaJustiçaEspaçonaves

Mais de Ciência

Jornalista Erlan Bastos morre de tuberculose peritoneal; entenda a doença

Burnout impulsiona alta de auxílio-doença após mudança na legislação

A IA está criando líderes com perfil mais jovem, técnico e acadêmico, mostra levantamento

Fones de ouvido sem fio: dicas para resolver problemas comuns