As 15 maiores fortunas de TI em 2013
Confira a lista com as 15 maiores fortunas das empresas de TI, entre donos, fundadores e presidentes das companhias. Os dados são da Bloomberg, e se referem ao período...
Da Redação
Publicado em 13 de dezembro de 2013 às 16h35.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h59.
Confira a lista com as 15 maiores fortunas das empresas de TI, entre donos, fundadores e presidentes das companhias. Os dados são da Bloomberg, e se referem ao período até 12 de dezembro de 2013.
Além de liderar o ranking das fortunas de TI, Gates é o homem mais rico do mundo. É fundador e presidente da Microsoft, mas a maior parte de seu dinheiro já não vem mais da empresa. Quase o dobro da fortuna do segundo colocado, a total bate 76,4 bilhões de dólares.
Fundador e maior dono de ações da Oracle, Ellison ainda é dono de 46% da NetSuite. Sua fortuna inclui uma ilha, e o total chega a 38,6 bilhões de dólares.
Bezos é dono da maior loja virtual da internet, a Amazon, além de ser um dos responsáveis pela ideia dos drones entregadores. Fortuna estimada: 34,5 bilhões de dólares.
Page é uma das mentes por trás do gigante Google, que fundou junto com Brin, o próximo da lista. Sua fortuna é pouco maior que a do parceiro de negócios: 30,1 bilhões de dólares.
Fundou o Google com Page, quarto colocado no ranking. A empresa é hoje uma das mais influentes do mundo, e o tamanho reflete também nos ativos líquidos de Brin, que totalizam 29,8 bilhões de dólares.
Zuckerberg é um dos fundadores do Facebook e ocupa, atualmente, o cargo de CEO da rede social. A influência do site é tanta que a fortuna do jovem de 29 anos chega a 25,3 bilhões de dólares.
Mesmo com a saída anunciada, o atual (e divertido ) CEO da Microsoft segue entre os dez mais ricos do mundo da tecnologia, com 17,8 bilhões de dólares.
Co-fundador da Microsoft, Allen deixou a empresa em 1983 e detém hoje 2% dela. Ainda é dono de uma companhia de investimentos, a Vulcan, e tem 15,6 bilhões de dólares.
Fundador e CEO da Dell, o norte-americano viu a empresa fechar o capital em 2013. Sua fortuna, no entanto, segue alta: 15,4 bilhões de dólares.
O nome não é muito familiar, mas Premji é presidente da terceira maior exportadora de software indiana, a Wipro. Seus ativos líquidos somam 13,6 bilhões de dólares.
Co-fundador da SAS, empresa que desenvolve software de inteligência analítica, o norte-americano tem uma fortuna estimada em 7,7 bilhões de dólares.
A companhia da qual é CEO, a Baidu, é dona do maior buscador do país e chegou recentemente ao Brasil. O chinês tem 12,6 bilhões de dólares, segundo o ranking.
Ma é presidente e CEO da também chinesa Tencent. A empresa é responsável pelo mensageiro QQ, que acumulou 785 milhões de usuários em 2012. A fortuna do chinês é estimada em 11,9 bilhões de dólares.
Um dos cinco fundadores da SAP, maior nome entre as desenvolvedoras de software para gerenciamento de negócio, Platner acumula 11,2 bilhões de dólares.
Homem mais rico da Coreia do Sul, Lee é presidente da Samsung e tem a fortuna estimada em 11 bilhões de dólares.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotivaCEO da Salesforce presentou a Apple com 'Apple Store'; entenda a relação de Benioff com Steve JobsBluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradualComputadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina