Tecnologia

Ar-condicionado da Ford oferece água para motorista beber

Bebedouro que aproveita a condensação da umidade do ar é invenção de concurso entre funcionários da empresa

Dispenser: no caso do protótipo criado pela Ford, o bebedouro fica estratégicamente posicionado ao lado do porta-copos do console central (Divulgação)

Dispenser: no caso do protótipo criado pela Ford, o bebedouro fica estratégicamente posicionado ao lado do porta-copos do console central (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2016 às 16h24.

Seja na sua casa ou no carro, o funcionamento do ar-condicionado gera água. É a umidade do ar que se condensa na serpentina do ar-condicionado e, no caso dos automóveis, é canalizada até cair no asfalto. Até dois funcionários da Ford darem um destino mais nobre para essa água desperdiçada.

Os caras em questão são Doug Martin e John Rollinger, que criaram um sistema que recolhe a água condensada no ar-condicionado dos carros, filtra e depois bombeia ela para uma espécie de bebedouro dentro do carro.

No caso do protótipo criado pela Ford, o dispenser fica estratégicamente posicionado ao lado do porta-copos do console central.

(Divulgação)

A ideia por trás do invento está em não desperdiçar a água doce, um recurso escasso. "Esta ideia poderia eventualmente ajudar as pessoas que não têm acesso fácil à água, em locais remotos, como o Outback australiano, por exemplo".

https://youtube.com/watch?v=mxmjdx_Rg_c

Martin descobriu que um carro produz 1,9 litro de água por hora, o equivalente a quase quatro garrafinhas de água. Isto não só representaria um número menor de paradas em viagens para comprar água, como também uma redução no consumo de garrafas PET. Pena que não há previsão para que este invento seja aplicado nos carros da marca.  

Acompanhe tudo sobre:ÁguaAutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas americanasFordMontadorasVeículos

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025