Repórter
Publicado em 15 de julho de 2024 às 13h31.
As vendas globais de smartphones cresceram 6,5%, segundo a IDC, enquanto as vendas para consumidores aumentaram 6%, de acordo com dados da Counterpoint Research.
Promoções agressivas durante o festival de compras 618 na China ajudaram a atrair consumidores no maior mercado de dispositivos móveis do mundo, onde a Xiaomi e a Huawei têm ganhado espaço este ano. A nova pesquisa se soma aos dados das autoridades chinesas, que mostram uma recuperação do iPhone desde março.
A IDC afirmou que a Apple enviou 45,2 milhões de aparelhos no trimestre, um aumento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados da Counterpoint, que abordam as vendas para os usuários finais, mostraram uma queda de 1%, e ambos os grupos de pesquisa apontaram uma perda de participação de mercado do iPhone. A Xiaomi foi o maior destaque, impulsionada principalmente por aparelhos de entrada e mercados emergentes.
O iPhone tem enfrentado pressão na China tanto de concorrentes locais quanto de uma proibição governamental de dispositivos estrangeiros em locais de trabalho estatais. Descontos e a promessa de novas melhorias em inteligência artificial ajudaram a estabilizar as vendas da Apple e da líder de mercado Samsung, que também está promovendo uma nova geração de telefones com adições de IA.
Os números de remessas de smartphones no segundo trimestre de 2024 mostram que a Samsung lidera com 53,9 milhões de unidades enviadas, representando 18,9% do mercado, um leve aumento de 0,7% em relação ao ano anterior.
A Apple enviou 45,2 milhões de unidades, com uma participação de 15,8%, e um crescimento de 1,5%.
A Xiaomi, com um crescimento impressionante de 27,4%, enviou 42,3 milhões de unidades, representando 14,8% do mercado.
Vivo e Oppo também mostraram crescimentos positivos, com 21,9% e 1,8%, respectivamente.