Tecnologia

Apple libera update que corrige falha de segurança no OS X

Bastava a um invasor estar na mesma rede da vítima para conseguir quebrar as verificações SSL/TLS e interceptar os dados trocados entre o Mac e um site


	Craig Federighi demonstra Mac OS X Maverics: correção da brecha de segurança já faz atualização ser essencial para Macs, mas update ainda adiciona bons recursos
 (Reprodução de EXAME.com)

Craig Federighi demonstra Mac OS X Maverics: correção da brecha de segurança já faz atualização ser essencial para Macs, mas update ainda adiciona bons recursos (Reprodução de EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2014 às 21h05.

A Apple liberou nesta terça-feira a atualização do OS X Mavericks para a versão 10.9.2.

De robustos 460 MB, o update traz, entre outras novidades e correções, uma solução para a falha de autenticação envolvendo a comunicação entre Macs e sites protegidos por SSL/TLS.

A brecha, que vinha preocupando especialistas em segurança gerando críticas à empresa, também estava presente no iOS, mas fora corrigida dias antes.

Ela não chegava a afetar todo o sistema das máquinas, mas ficou aberta por pelo menos quatro dias e estava presente em aplicativos importantes, como o Mail, o Calendário e o FaceTime.

O motivo da preocupação era a facilidade em se aproveitar desse bug, que acabou se tornando, de certa forma, de conhecimento público.

Bastava a um invasor estar na mesma rede da vítima para conseguir quebrar as verificações SSL/TLS e interceptar os dados trocados entre o Mac e um site de banco ou de compras, por exemplo.

Outras novidades – A correção da brecha de segurança já faz a atualização ser essencial para donos de Macs, mas vale mencionar que o update ainda adiciona alguns bons recursos aos computadores da Apple. Um dos mais interessantes é o suporte a chamadas de áudio pelo FaceTime, antes limitado apenas a videochamadas.

Outras mudanças são um novo recurso para bloquear mensagens de remetentes individualmente no iMessage, melhor compatibilidade do Mail com provedores de e-mail, uma correção para o sistema de atualizações da App Store, entre outras. Se quiser conferir a lista completa, acesse o site da Apple – ou clique aqui para mais informações sobre as correções de segurança, especificamente.

Para baixar o patch, basta abrir a loja de aplicativos do Mac e clicar em “Atualizações”. Apesar de o app Atualização de Software ser um dos prejudicados pela brecha de segurança, fazer o download do update não deve oferecer riscos. Mas se preferir, existem links alternativos da própria Apple, que oferecem arquivos DMG – no caso, esse e esse.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaseguranca-digitalTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Apple TV+ faz em um mês audiência que a Netflix faz em um dia

Alphabet registra lucro líquido de US$ 23,6 bilhões no segundo trimestre de 2024

Banco do Brasil se torna primeiro emissor Visa para pagamentos por aproximação nos relógios Garmin

CEO da CrowdStrike é convidado a depor no Senado dos EUA sobre falha que afetou PCs Windows

Mais na Exame