iPhone 5: câmera de 8 MP pode apresentar efeito que causa mancha roxa em fotos (Apple)
Gabriela Ruic
Publicado em 8 de outubro de 2012 às 10h46.
São Paulo – Em explicação formal publicada em seu site oficial, a Apple esclareceu aos consumidores o que, afinal, é a mancha roxa que tem surgido em algumas imagens capturadas pela câmera do iPhone 5. E, segundo a empresa, o problema pode ser solucionado sem nenhuma visita à assistência técnica da Apple.
De acordo com a explicação, a maioria das câmeras menores, como as que equipam smartphones (iPhone, inclusive) podem apresentar esse efeito, conhecido como aberração cromática, em suas imagens por uma questão de posicionamento. “Isso acontece quando a fonte de luz está posicionada em um ângulo (geralmente fora do campo de visão) de modo a causar um reflexo das superfícies no interior do módulo da câmera e para o sensor da câmera”, diz a empresa.
A solução para o problema seria, portanto, prestar atenção na posição da câmera em relação à fonte de luz. Para a Apple, se o consumidor mudar ligeiramente o ângulo no qual a luz entra na lente, ou usar as mãos para proteger a lente do aparelho da iluminação intensa, é possível minimizar e até eliminar o problema.
“Purple Haze”
Apelidado de “Purple Haze” pela imprensa americana, em menção a música de Jimi Hendrix, o problema ganhou notoriedade depois que vários consumidores começaram a publicar imagens capturadas com a câmera do iPhone 5 nas quais uma mancha roxa era visível.
Em um dos casos, um consumidor relatou ter entrado em contato com a Apple para saber do que se tratava o problema. Na ocasião, técnicos da empresa explicaram que o efeito era resultado de um “comportamento natural” do aparelho.
Aparentemente, contudo, os esclarecimentos pontuais não foram suficientes para barrar as críticas. Como resultado, a Apple se viu forçada, mais uma vez, a publicar uma explicação oficial sobre o iPhone 5, depois da polêmica envolvendo o Mapas.