Apple deve lançar app do iTunes para Android, diz site

A Apple aparentemente trabalha em diversos produtos relacionados a música para tentar reverter a queda nas vendas de downloads.
 (Flickr.com/greencrazyeye)
(Flickr.com/greencrazyeye)
M
Monica CampiPublicado em 24/03/2014 às 11:51.

A Apple aparentemente trabalha em diversos produtos relacionados a música para tentar reverter a queda nas vendas de downloads. Entre uma das possibilidades, a empresa pode lançar um serviço de streaming musical similar ao Spotify, além de um app do iTunes dedicado ao Android. 

Segundo o site da Billboard, a Apple vem conversando com executivos de gravadoras para checar a viabilidade destes serviços. Mas as negociações ainda estão em estágios iniciais. 

A Apple também considera outras formas para alavancar as vendas de downloads, incluindo o lançamento de álbuns musicais primeiro no iTunes antes dos CDs chegarem ao mercado, além de facilitar a compra e pesquisa de conteúdos em sua loja digital. 

E a preocupação da Apple tem justificativa. Segundo dados da Nielsen SoundScan, as vendas de álbuns digitais nos Estados Unidos caíram 13% em comparação a março de 2013. 

Em contrapartida, lucros para serviços de streaming geraram cerca de 1,4 bilhão de dólares em assinaturas para empresas como Spotify, Pandora e YouTube. 

Steve Jobs já chegou a dizer que a Apple não pensava em um app do iTunes para Android, pois ele não via nenhuma outra vantagem se não a de deixar “esses usuários felizes”, algo que ele não pretendia fazer. 

No entanto, Tim Cook pode trazer uma nova visão à empresa sobre desenvolver apps para o Android — o atual CEO afirmou em 2013 que a Apple não tinha limitações quanto a isso e se fizesse algum sentido para a companhia, eles iriam fazer.