Tecnologia

Aplicativo permite identificar procurados pela Justiça

Com o Sinesp Cidadão, lançado hoje pelo Ministério da Justiça, qualquer um poderá identificar pessoas procuradas pela Justiça

App Sinesp Cidadão: para checar se a pessoa tem condenação ou se possui ordem de prisão, basta digitar dados como nome completo ou número de documento (Reprodução/Sinesp Cidadão)

App Sinesp Cidadão: para checar se a pessoa tem condenação ou se possui ordem de prisão, basta digitar dados como nome completo ou número de documento (Reprodução/Sinesp Cidadão)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2014 às 13h40.

Brasília - Com um aplicativo gratuito instalado no celular, qualquer cidadão poderá identificar pessoas procuradas pela Justiça.

O novo módulo do aplicativo Sinesp Cidadão foi lançado hoje (24) pelo Ministério da Justiça e permite a consulta a um cadastro nacional de 352 mil mandados de prisão.

Quem identificar alguém nessa condição pode acionar a polícia para que a ordem judicial de prisão seja cumprida.

Para checar se a pessoa tem condenação na Justiça ou se há ordem judicial de prisão contra ela, basta digitar dados como nome completo ou número de algum documento de identificação, entre eles identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e passaporte.

Quando um registro de mandado de prisão é localizado, aparecem também outros dados disponibilizados por órgãos do Poder Judiciário.

No caso de haver nomes iguais ou semelhantes, é possível checar no aplicativo mais dados, como nome da mãe ou data de nascimento, por exemplo.

Outra opção é refinar a busca com detalhes como órgão expedidor do documento ou número do processo ou mandado.

Ao lançar o aplicativo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ressaltou que, quando uma política de segurança pública integra a sociedade, é possível alcança bons resultados.

“Essa interação da sociedade com a segurança publica tem um valor inestimável. Sem informação e sem integração não se faz nada em segurança pública”, disse. Cardozo lembrou que, além dos cidadãos, os policiais também poderão ter acesso rápido aos mandados.

A busca lançada hoje é um novo módulo do aplicativo Sinesp Cidadão que, atualmente, permite a consulta de veículos roubados.

Com o aplicativo instalado no celular, basta escolher o módulo de consulta a mandados.

O novo módulo está disponível para Android e, em 10 dias, estará disponível para Apple.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidJustiçaMinistério da Justiça e Segurança Pública

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?