Exame Logo

Aplicativo gratuito dá dicas para economizar energia

Ferramenta oferece uma calculadora que identifica o gasto de eletricidade dos diferentes aparelhos e eletrodomésticos na residência

"Nossa Energia": app ajuda as pessoas a refletir sobre o consumo de energia dentro de casa (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 18h21.

São Paulo - O Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram o aplicativo Nossa Energia, com o objetivo de incentivar o brasileiro a poupar energia .

Desenvolvido somente para a plataforma Android, o app tem download gratuito no Google Play.

A ferramenta ajuda as pessoas a refletir sobre o consumo de energia dentro de casa.

Para isso, oferece uma calculadora que identifica o gasto de eletricidade dos diferentes aparelhos e eletrodomésticos na residência.

Nossa Energia conta ainda com jogos interativos, como o Apagão, e dicas de como fazer a utilização mais inteligente da energia.

Se uma pessoa reduzir um minuto de banho durante um ano, por exemplo, isso representará uma economia de 15 dias da Usina de Itaipu.

"Além de informar e sensibilizar para o uso eficiente deste recurso, o aplicativo revela como hábitos do consumo de um produto ou serviço podem ter impactos sobre várias dimensões da nossa vida", afirma Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

"Consumo consciente é também entender essas relações e agir para causar menos impactos negativos sobre a sociedade, a economia e o meio ambiente".

O lançamento do aplicativo faz parte do programa de educação financeira da Febraban, o portal MeuBolsoemDia.com.br.

Em outubro, já havia sido disponibilizada outra ferramenta digital, o Nossa Água, que ajuda o consumidor a economizar água.

As dicas não ajudam somente a diminuir os gastos do orçamento, mas evitar o desperdício de recursos naturais e os impactos sobre o planeta. Faça sua parte!

Veja também

São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana traz o Bitmoji, que permite criar um avatar com a sua cara para uso no WhatsApp e no Facebook (nesta foto). Também testamos o Onde Parei, que ajuda a encontrar seu carro; o Hostelworld, para reservar hospedagem barata; o CamScanner, que digitaliza documentos; e a nova versão do Flickr. Completamos a lista com o Climatology e o Chess Clock.
  • 2. Bitmoji

    2 /9(EXAME.com)

  • Grátis, em inglês, para Android e iPhone O Bitmoji permite criar um avatar com a sua cara para uso em apps como WhatsApp, Facebook e Twitter. Para isso, você vai indica suas características físicas como formato do rosto,  O avatar pode ser combinado com temas e compartilhado em apps como WhatsApp, Facebook e Twitter. O Bitmoji inclui um teclado próprio que facilita a tarefa de inserir essas figuras nas mensagens.
  • 3. Onde Parei

    3 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone Onde Parei é um app muito simples que serve para marcar o lugar onde você estacionou. Depois, ele mostra sua posição e a do carro num mapa, o que facilita a tarefa de encontrá-lo.  O app ainda permite configurar um alarme para tocar depois de um tempo especificado. É algo útil quando se para numa zona azul onde um cartão permite ficar por uma ou duas horas.
  • 4. Hostelworld

    4 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone e na web O Hostelworld é um ótimo serviço para viajantes em busca de hospedagem barata em albergues e pousadas. Ele lista 30 mil estabelecimentos em 180 países. Pode-se pesquisar a hospedagem por cidade e ordenar os resultados pela avaliação ou filtrá-los por preço, além de fazer a reserva no próprio app. O app para smartphones mostra apenas alguns dos comentários disponíveis no site (aparentemente, os mais recentes).
  • 5. CamScanner

    5 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone, iPad e Windows Phone CamScanner transforma seu celular ou tablet em scanner. Ele permite digitalizar documentos com a câmera e armazená-los no formato PDF.  O app ainda tem um recurso de reconhecimento óptico de caracteres, que extrai os textos existentes no documento para que possam ser pesquisados. Ele funciona em português. Mas, em nossos testes, o reconhecimento falhou no caso de letras muito pequenas.
  • 6. Flickr

    6 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O site de compartilhamento de fotos Flickr, do Yahoo, finalmente ganhou um app para iPad. Ele é parecido com os que já existiam para iPhone e Android, mas tem desenho otimizado para a tela do tablet.  O app permite fotografar, aplicar filtros às fotos, recortá-las, enviá-las para o Flickr e fazer buscas no site. O Yahoo oferece 1 terabyte para armazenamento das imagens. Isso deve ser mais que suficiente para você manter cópias de todas as suas fotos lá.
  • 7. Climatology

    7 /9(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android O Climatology, app da Microsoft exclusivo para Android, mostra informações sobre o clima ao redor do mundo. Num mapa, o usuário pode ver dados como temperatura média, pluviosidade e tempo de sol por dia. As informações vêm do núcleo de pesquisas ambientais da Microsoft. O app é bacana para usuários com interesse em questões ambientais, mas também pode ser de grande ajuda para quem vai viajar e quer saber como é o clima de um local numa determinada época do ano.
  • 8. Chess Clock

    8 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para iPhone Partidas de xadrez podem, às vezes, tornar-se excessivamente longas. Para evitar isso, o melhor caminho é usar um relógio de xadrez como o Chess Clock.  Esse app soma o tempo gasto por cada jogador ao executar seus lances e avisa quando alguém excede um limite pré-estabelecido. Na versão gratuita, o tempo máximo fica fixo em 23 minutos por jogador. Pagando-se 0,99 dólar, os limites de cada jogador podem ser ajustados à vontade.
  • 9. Agora veja Inbox by Gmail, PhotoMath e outros quatro apps que foram destaques na semana passada:

    9 /9(Reprodução / YouTube)

  • Acompanhe tudo sobre:AppsConsumoMeio ambienteSustentabilidade

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame