Exame Logo

Aplicativo do Google Play Music chega a 500 milhões de downloads

Serviço de streaming de música tem catálogo com 25 milhões de opções

GPM (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2014 às 11h20.

O aplicativo do Google Play Music ultrapassou a marca de 500 milhões de downloads de acordo com dados da loja virtual Google Play Store. O serviço de streaming de música está disponível no Brasil, por enquanto, apenas em novos aparelhos Samsung.

O serviço de streaming tem versões tanto para dispositivos móveis com sistema Android quanto iOS e até mesmo para a web. Os usuários podem acessar 20 mil músicas gratuitamente ou pagar mensalmente pelo serviço. Seu funcionamento é similar ao dos concorrentes Spotify e Beats Music, além de ter suporte para arquivos MP3 de alta qualidade (320 kbit/s).

Veja também

Contudo, cada instalação pode não ser equivalente a um usuário, uma vez que não há garantia de que 500 milhões de pessoas estejam ouvindo músicas no Play Music.

Primeiramente, algumas pessoas poderiam ter instalado o aplicativo em diversos aparelhos, o que significa que um pessoa pode ser responsável por várias instalações. Em segundo lugar, uma instalação não implica diretamente em um usuário, já que muitos podem ter apagado o aplicativo.

Ainda assim, o número representa um marco importante para o aplicativo e coloca o Play Music como um dos serviços de música com mais instalações.

No momento, Google e Facebook estão entre os únicos desenvolvedores de aplicativos que atingiram esse número de downloads. Claro que o Google tem diversos apps com quase meio milhão de instalações, como os populares Gmail e YouTube.

O Play Music foi originalmente lançado nos Estados Unidos em 2011 e, desde então, foi a mais de 40 países e conta com um catálogo de 25 milhões de músicas. (Conteúdo do T3 com tradução de Lucas Agrela)

5 serviços de streaming para ouvir música

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOInternetTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame