Tóquio - Rin Yano, criadora de um famoso programa japonês de mensagens de textos, quer dobrar a quantidade de downloads do seu aplicativo Simeji quando a Apple Inc. permitir pela primeira vez que desenvolvedores externos forneçam teclados de terceiros, neste outono do Hemisfério Norte.
O aplicativo, que Yano vendeu ao gigantesco motor de pesquisas chinês Baidu Inc. em 2011, possibilita que os usuários insiram uma gíria ou frase de efeito para transformá-la em um emoticom, a mescla de caracteres do teclado que expressa uma emoção.
O Simeji, nomeado em referência a um tipo de cogumelo, já contabiliza cerca de 10 milhões de downloads para o sistema operacional Android, da Google Inc., e Yano planeja dobrar essa cifra quando a Apple lançar o sistema iOS 8.
Yano criou o Simeji com um sócio empresarial usando as mais novas gírias adolescentes e palavras de efeito dos programas de TV japoneses, disse ela em entrevista neste mês.
A web designer de 40 anos, grávida do seu segundo filho, que nascerá em setembro, disse que as negociações para vender o aplicativo duraram quase seis meses e que a Baidu a contratou para gerenciar sua divisão de tecnologia móvel no Japão no próximo ano. Ela não quis comentar quanto a Baidu pagou.
“O Simeji é como o meu bebê. Eu dediquei a ele muito tempo e energia”, disse Yano em entrevista, em Tóquio. “Nosso público-alvo são os adolescentes japoneses que adoram usar fotos, as frases mais novas dos programas famosos de TV e os serviços das redes sociais, como o Twitter”.
A Baidu, com sede em Pequim, está tentando ampliar sua base de consumidores no Japão através do Simeji, atraindo mais usuários de smartphones com novos aplicativos e conteúdos de entretenimento.
As vendas oriundas dos aparelhos móveis, geradas principalmente pelas vendas de publicidade, foram responsáveis por mais de 30 por cento da receita no primeiro trimestre, disse a companhia em abril.
Sistemas de escrita
O Simeji também é útil para as pessoas que escrevem em japonês porque esse idioma utiliza três conjuntos diferentes de caracteres: hiragana, katakana e kanji.
Com o tempo, o aplicativo aprende as palavras e frases que um usuário é mais propenso a utilizar e sugere-as automaticamente, economizando tempo. Alguns emoticons podem conter mais de 100 caracteres.
A Baidu manterá o aplicativo Simeji gratuito e usará o software para fazer com que o nome de sua empresa fique mais conhecido no Japão, disse Yano. Ela não quis comentar sobre a estratégia de vendas da Baidu no país.
O aplicativo também pode atrair certa atenção devido à sua dona chinesa. O governo japonês advertiu em dezembro que determinados softwares, inclusive alguns fabricados na China, que são utilizados para escrever em computadores pessoais, poderiam provocar vazamentos na segurança.
O Centro Nacional de Segurança da Informação do Japão solicitou que todos os ministérios do governo central evitem os programas ao lidar com documentos confidenciais, porque um registro do que está sendo escrito pode ser enviado a servidores fora do país.
Os programas, fabricados pela Baidu, Microsoft Corp. e Google Inc., possibilitam que os usuários utilizem um teclado em inglês para escrever foneticamente os caracteres japoneses.
Sem manipulação
A Baidu Japan disse que seu software de edição não salva dados desnecessários e não permite que os arquivos sejam manipulados, de acordo com um comunicado em seu site, do dia 9 de abril, em que cita a organização de certificação Intertek Group Plc, com sede em Londres.
Enquanto isso, Yano disse esperar que o iOS 8 da Apple seja lançado já em setembro, mais ou menos na mesma época em que seu bebê, uma menina, deve nascer, disse.
“É possível que eu tenha que diminuir o meu ritmo de trabalho quando tiver dois filhos”, disse Yano. “Como empresária e designer, eu quero continuar encontrando desafios no trabalho e em casa”.
- 1. Os campeões do design
1 /14(David Paul Morris/Bloomberg)
São Paulo - Durante a WWDC, conferência anual para desenvolvedores da
Apple , que aconteceu nesta semana, foram anunciados os vencedores do Prêmio de
Design de aplicativos da empresa. No passado, aplicativos famosos venceram a competição, como o Evernote e o game Cut the Rope. Veja quais foram os 12 vencedores deste ano.
- 2. Sky Guide
2 /14(Divulgação/Fifth Star Labs)
O Sky Guide auxilia na hora de entender o que estamos vendo no céu. Ele destaca e mostra os nomes de constelações de estrelas ou planetas. Ele tem versão para
iPad e iPhone e sai por 1,99 dólar.
- 3. Storehouse
3 /14(Reprodução/Storehouse)
Outro app premiado pela Apple é o Storehouse. Ele é um aplicativo para contar histórias. Ele combina imagens, texto e áudio para que o usuário possa se expressar. O conteúdo pode ser compartilhado de diversas maneiras, como por Dropbox ou Instagram. O aplicativo pode ser
baixado de graça.
- 4. Monument Valley
4 /14(Divulgação/Monument Valley)
Monument Valley é um game pouco convencional. Abusando de uma estética bem peculiar, ele tem como cenários paisagens arquitetônicas caprichadas. O prêmio mais do que merecido para seus desenvolvedores. O Monument Valley está
disponível para iPhone e iPad por 3,99 dólares.
- 5. Threes
5 /14(Divulgação/Threes)
O Threes foi um dos jogos mobile que mais fez sucesso no último ano. Ele foi o responsável por inspirar o game 2048, que talvez tenha fica ainda mais famosos do que ele mesmo. O Threes tem um sistema fácil de jogo, com combinação de peças de mesmo número. Ele está disponível
iPhone e iPad por 1,99. O prêmio foi dado pela Apple, mas fica a dica, ele também pode ser
baixado em dispositivos Android por 4,50 reais.
- 6. DEVICE 6
6 /14(Reprodução/Simogo)
DEVICE 6 é um dos apps mais experimentais dos últimos tempos. Ele combina um visual anos 60, com bastante textos que servem como mapa e narrador de um jogo. É uma experiência interativa pouco tradicional e de encher os olhos. O aplicativo pode ser
baixado em iPhones e iPads e custa 3,99 dólares.
- 7. Blek
7 /14(Divulgação/Blek)
Blek é um game com visual bem minimalista. Ele se encaixa na categoria de quebra-cabeça. É preciso juntar as formar coloridas e fugir dos pontos negros que aparecem na tela. O design é extremamente bacana, misturando formas simples com cores bastante ousadas. Ele tem versões para
iPad e iPhone e custa 2,99 dólares na App Store.
- 8. Leos Fortune
8 /14(Divulgação/Leos Fortune)
Enquanto alguns apostam no minimalismo, o jogo Leo's Fortune aposta na exuberância. Os gráficos do game são absolutamente fantásticos. O personagem principal, Leo, também ganha pontos pelo visual simpático. Leo's Fortune é mais um dos premiados pela Apple. O jogo tem versões para
iPhone e iPad e custa 2,99 dólares.
- 9. Day One
9 /14(Divulgação/Day One)
O Day One é um aplicativo para anotações sobre o dia. Com ele, o usuário pode anotar desde coisas grandes sobre seu dia até pequenos detalhes, para que eles não sejam perdidos por cantos obscuros da memória. O Day One conquistou o prêmio de design ao apostar em um visual bem limpo e simples. Ele está disponível
iPhone, iPad e também para
computadores Mac. A versão para iOS sai por 4,99 dólares, enquanto que a de Mac sai por 9,99 dólares.
- 10. Yahoo News Digest
10 /14(Divulgação/Yahoo)
O Yahoo vem criando aplicativos que conquistam pelo visual. No ano passado, levaram o prêmio de design pelo seu novo app de previsão do tempo. Neste ano, ganharam pelo Yahoo News Digest. Ele faz um apanhado de quais são as notícias mais importantes e que o usuário deveria ter lido. Ele é disponibilizado de graça e é compatível com iPhone e iPad. Usuários de Android, não se sintam excluídos, ele também tem uma
versão para o sistema do Google.
- 11. Cinemagraph Pro
11 /14(Reprodução/Flixel)
O Cinemagraph Pro é um aplicativo para Mac OS. Ele pode ser usado em notebooks e iMacs para criar imagens com efeitos de movimentos. Com ele, é possível usar vídeos para deixar uma parte da imagem congelada e outra se movendo.
Ele sai por 24 dólares, não tem versão para gadgets móveis como iPad e iPhone.
- 12. Teachley: Addimal Adventure
12 /14(Divulgação)
O Teachley: Addimals Adventure é um aplicativo educacional para crianças. Com um visual bem divertido, ele ensina questões básicas de matemática. Ele mescla elementos de natureza, com animaizinhos para deixar a experiência mais atraente. Ele tem versão apenas para o
iPad e pode ser baixado de graça.
- 13. PanoPerfect
13 /14(Divulgação/PanoPerfect)
O último vencedor da lista da Apple é o PanoPerfect. Ele é um app para compartilhar fotos panorâmicas. O interessante é que o app é voltado especialmente para imagens em formato extremamente wide (como as panorâmicas). Com isso, elas não ficam perdidas em meio a fotos com proporções mais tradicionais. O PanoPerfect está disponível tanto para
iPhone, quanto para iPad, de graça.
- 14. Agora, veja as novidades do iOS 8 anunciada no WWDC
14 /14(Divulgação)