Ciência

Amostras da Lua desapareceram da NASA, segundo auditoria

Material foi emprestado para pesquisadores e sumiram, segundo a agência

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2012 às 16h25.

Washington - Centenas de amostras da Lua e de meteoritos que a Nasa empresta normalmente a pesquisadores desapareceram, revelou nesta quinta-feira uma auditoria da agência espacial americana.

O inspetor-geral da Nasa, Paul Martin, publicou um relatório detalhando a concessão de empréstimos aos pesquisadores que nunca utilizaram as amostras, ou simplesmente perderam o controle de amostras raras que datam da primeira viagem dos Estados Unidos à Lua, em 1969.

Segundo a auditoria, "517 materiais astronômicos emprestados se perderam ou foram roubados entre 1970 e junho de 2010". Essas amostras incluem, entre outras, rochas e solo da Lua, íons da camada externa do sol, poeira de cometas e poeira cósmica da estratosfera terrestre.

"Estas amostras constituem um recurso raro e limitado e têm um papel importante na pesquisa e na educação", disse o informe.

Em março, a Nasa tinha mais de 26 mil amostras em empréstimo, de uma coleção de 140 mil peças da Lua, 18 mil amostras de meteoritos e 5 mil amostras de poeira cósmica e de cometas.

A Nasa deve identificar melhor as peças de sua propriedade e elaborar um inventário anual para evitar estas perdas, recomendou o informe.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoNasaLua

Mais de Ciência

Revolut, fintech que no Brasil concorre com Wise e Nomad, tem lucro recorde de US$ 2,28 bi

Nintendo reduz produção do Switch 2 após vendas perderem força

O custo para fabricar chips: empresa vai investir US$ 8 bilhões em máquinas superavançadas

Baleias assassinas? Sim, e canibais também, diz estudo