Tecnologia

Amigos no Facebook podem induzir a comportamentos de risco

Adolescentes que veem em redes sociais fotos de amigos fumando e consumindo álcool são mais propensos a fumar e beber também, concluiu estudo

Funcionário do Facebook mostra telefone: "comportamento online dos amigos é uma fonte viável de influência", disse pesquisador (Josh Edelson/AFP)

Funcionário do Facebook mostra telefone: "comportamento online dos amigos é uma fonte viável de influência", disse pesquisador (Josh Edelson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2013 às 13h10.

Washington - Adolescentes que veem em redes sociais na internet, como Facebook e Myspace, fotos de amigos fumando e consumindo álcool são mais propensos a fumar e beber também, concluiu um estudo publicado esta terça-feira nos Estados Unidos.

"Nosso estudo mostra que os adolescentes podem ser influenciados a fumar ou consumir álcool pelas imagens de seus amigos online", disse Thomas Valente, da Universidade do Sul da Califórnia, principal autor do estudo.

"Até onde sabemos, este é o primeiro estudo que aplica métodos de análise das redes sociais para examinar como as atividades dos adolescentes nas redes sociais na internet influenciam seu consumo de tabaco e álcool", acrescentou.

Valente e sua equipe tiraram essas conclusões de uma consulta feita com 1.563 estudantes do distrito de El Monte Union High School, no condado de Los Angeles, entre outubro de 2010 e abril de 2011.

Os cientistas observaram que o tamanho da própria rede virtual de amigos não é um fator importante associado a comportamentos de risco, mas estas estavam relacionadas com a exibição de fotos online de amigos em festas ou bebendo.

Os adolescentes que não tinham amigos próximos consumindo álcool eram mais propensos a ser afetados por uma exposição maior a fotos online que mostraram esta conduta.


"A evidência sugere que o comportamento online dos amigos é uma fonte viável de influência nos pares", disse Grace Huang, um dos pesquisadores.

"Isto é importante saber, já que 95% dos adolescentes entre 12 e 17 anos nos Estados Unidos acessam a internet todos os dias, e 80% destes jovens usam as redes sociais online para se comunicar", continuou.

Entre os estudantes que responderam à entrevista, com idade média de 15 anos, cerca de dois terços eram hispânicos e quase um quarto, asiáticos, mais ou menos a mesma distribuição étnica de El Monte.

Em abril de 2011, cerca de 30% dos entrevistados tinham fumado e mais da metade tinha ingerido pelo menos um gole de álcool.

O estudo foi publicado esta terça-feira na edição online da revista Journal of Adolescent Health.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaPaíses ricosEstados Unidos (EUA)

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA