Tecnologia

Amazon lança o Kindle, seu e-book de US$ 399

Companhia aposta no preço baixo e nos serviços de download para ter sucesso onde as concorrentes falharam

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.

Divulgação

Kindle: tela grande e teclado

Depois de três anos de desenvolvimento, a Amazon.com apresentou nesta segunda-feira (19/11) o seu e-book, aparelho que permite armazenar até 200 livros. Esta não é a primeira vez que uma empresa aposta em um equipamento capaz de substituir os tradicionais livros de papel. Por isso, para ser bem-sucedida onde outros concorrentes falharam, a companhia aposta numa combinação de baixo preço e oferta de serviços.

Batizado de Kindle, o aparelho será vendido por 399 dólares (pouco mais de 700 reais). Além disso, a máquina contém inovações que facilitam sua operação. Nas versões de outras empresas, o usuário precisava primeiro fazer o download dos livros usando um computador pessoal. Depois, transferia o conteúdo para o e-book. No Kindle, o download pode ser feito diretamente no aparelho, por meio de uma tecnologia sem-fio conhecida como EVDO, oferecida por algumas operadoras de telefonia celular.

Maior site de vendas de livros, cds e dvds do mundo, a Amazon vai oferecer versões de bestsellers para os usuários do Kindle por 9,99 dólares. Os clientes também poderão assinar versões eletrônicas de revistas e jornais como The Wall Street Journal, New York Times, Fortune e Time. Para os jornais, a assinatura ficará na faixa de 5,99 a 14,99 dólares por mês. Já as revistas sairão por 1,25 a 3,49 dólares mensais. Blogs serão disponibilizados a preços a partir de 99 centavos de dólar.

"Nosso maior objetivo foi fazer o Kindle desaparecer nas mãos dos leitores, para que possam apreciar a leitura", afirmou em nota o executivo-chefe da Amazon, Jeff Bezos.

De acordo com WSJ, nos últimos dois anos, a Amazon lançou várias iniciativas para estimular o consumo de seus produtos por meio digital. Os primeiros passos foram dados com músicas e filmes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal

O paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo