Tecnologia

Além do “masculino” e “feminino”: Facebook já permite personalizar gênero no Brasil

Em cada país, o Facebook elaborou uma lista específica de sugestões de definições de gênero

Facebook (Getty Images)

Facebook (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2015 às 17h13.

O Facebook liberou hoje para usuários brasileiros a ferramenta de personalização de gênero. Agora, além de “masculino” ou “feminino”, será possível selecionar uma lista de 17 opções, como “neutro”, travesti” e “pessoa trans”, ou ainda escrever livremente outra forma de identificação.
 
A ferramenta tem ainda opções avançadas de privacidade, permitindo que o usuário selecione se sua definição de gênero é pública ou restrita a amigos ou grupos de amigos específicos.  Também é possível definir com qual pronome o usuário preferem ser tratado: masculino, feminino ou neutro. A opção ajuda, por exemplo, nos casos em que o Facebook emite alertas de aniversário.

Se um usuário selecionar a opção de pronome “feminino”, seus amigos receberão a mensagem “Deseje Feliz Aniversário a Ela”. Se a escolha for pelo “neutro”, a mensagem exibida aos amigos será “Deseje-lhe feliz aniversário!”.

 
Segundo o Facebook, a nova ferramenta, desenvolvida em parceria com grupos de defesa dos direitos LGBT, é uma forma simples de ajudar as pessoas a expressar melhor suas identidades.  O recurso já havia sido lançado na semana passada nos Estados Unidos e está disponível também em países como Argentina, Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Espanha, Itália, Alemanha e Dinamarca.
 
Em cada país, o Facebook elaborou uma lista específica de sugestões de definições de gênero. Confira abaixo as 17 brasileiras:
 
- Cross gender
- Feminino
- FtM
- Homem (trans)
- Homem transexual
- Masculino
- MtF
- Mulher (trans)
- Mulher transexual
- Neutro
- Pessoa trans
- Pessoa transexual
- Sem gênero
- Trans homem
- Trans mulher
- Transgênero
- Travesti

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta ao normal depois de parar de funcionar em vários países

Pequim anuncia plano para avanço em inteligência incorporada

WhatsApp fora do ar? App de mensagens apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Google faz novos cortes de funcionários e atinge setores de IA, Cloud e segurança