Tecnologia

Na espera do Windows 10, mercado de PCs cai 10% neste ano

Segundo empresas de pesquisa de mercado, setor deve voltar a crescer apenas em 2016

PCs (Getty Images)

PCs (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2015 às 07h22.

Após dois anos de declínio, o mercado de PCs deveria crescer neste ano graças ao lançamento do Windows 10. Mas as empresas de pesquisa Gartner e IDC afirmam que o mercado de PCs, na verdade, já caiu 10% em 2015.

“O número baixo de vendas de PCs foi resultado de um ano de vendas relacionadas ao final do suporte para Windows XP bem como aos canais de venda reduzindo seus estoques antes do lançamento do Windows 10”, afirma a IDC.

Apesar da queda, o mercado de PCs deve se estabilizar logo. “Apesar de a indústria de PCs estar passando por um declínio, o mercado deve voltar a crescer, de forma lenta e gradual, em 2016”, diz a Gartner.

A IDC espera que o lançamento do Windows 10 aconteça “relativamente bem”, mas avisa que muitas pessoas podem escolher pela simples atualização gratuita do sistema operacional, e não comprar um computador novo. A Microsoft irá permitir que usuários do Windows 7 e Windows 8.1 atualizem gratuitamente seus sistemas até 29 de julho de 2016.

Tanto a IDC como a Gartner afirmam que a Lenovo ainda é a principal fabricante de PCs do planeta, com a HP em segundo e a Dell em terceiro.

Mas um ponto no qual as empresas de pesquisa de mercado não concordam é sobre a quarta e quinta colocação desse ranking: a IDC diz que a Apple é a quarta maior fabricante de PCs do mundo, com aumento de 16,1% nas vendas desde 2014. A Gartner diz que a Asus está na quarta posição, com a Acer em quinto.

Fonte: Gartner/IDC

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresINFOMicrosoftWindows

Mais de Tecnologia

GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotiva

CEO da Salesforce presentou a Apple com 'Apple Store'; entenda a relação de Benioff com Steve Jobs

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina