Lua (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 31 de julho de 2014 às 08h28.
Quarenta e cinco anos depois de Neil Armstrong pisar na Lua pela primeira vez, os astronautas descobriram que o satélite natural da Terra tem o formato de um limão: é ligeiramente achatado, com protuberâncias na lateral.
Os esforços para descobrir com precisão o formato exato da Lua foram frustrados durante muito tempo por causa das grandes crateras em sua superfície. Agora, o cientista Ian Garrick-Bethell, da Universidade da Califórnia, e seus colegas usaram mapas altamente precisos da topografia da Lua para descobrir seu formato. A pesquisa foi publicada na revista Nature.
O satélite natural da Terra não é totalmente esférico. É ligeiramente achatado e deformado por um ligeiro inchaço na face visível a partir da Terra e por outra protuberância no lado escuro, que não é visível do nosso planeta.
As medidas também ajudaram a explicar como a Lua adquiriu essa forma. Segundo a pesquisa, a aparência achatada é provavelmente um resultado do processo gravitacional exercido pela Terra chamado força de maré, de quando o planeta estava mais próximo da Lua.
Esse processo aqueceu a crosta do satélite de maneira desigual. Conforme a Lua esfriou, as forças gravitacionais deformaram o seu exterior e formaram as protuberâncias.
A força de maré também sincronizou a rotação da Lua e a sua evolução em torno da Terra. É por esse motivo que do planeta vemos sempre o mesmo lado do satélite.
Veja 8 incríveis descobertas sobre a Lua
Clique para abrir o link no navegador
Embed da galeria:
Clique para abrir o link no navegador