8 novidades que o Google apresentou no Google I/O 2013
Na abertura do Google I/O, a empresa revelou, entre outras coisas, um serviço de música na internet, um app de bate-papo e a nova versão do Google Maps
Maurício Grego
Publicado em 20 de maio de 2013 às 11h09.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h36.
O Google realizou, nesta quarta-feira, a apresentação de abertura do Google I/O, seu evento anual para desenvolvedores de aplicativos. Diferentemente do que fez ano passado, a empresa não revelou novos aparelhos. Em vez disso, Larry Page e sua equipe apresentaram novidades em software e serviços do Google. Veja as principais.
O Google Maps está passando por uma grande reforma. A nova versão não tem a barra lateral onde apareciam resultados de busca. Em vez disso, todas as informações são sobrepostas ao mapa. A nova versão também inclui imagens do tipo Street View formadas por fotos de usuários, além de imagens ao vivo da cobertura de nuvens sobre o planeta. Fotos aéreas e imagens em 3D no estilo do Google Earth passam a ser exibidas também no Maps, sem necessidade de plug-ins. O Google também vai liberar novas versões dos apps do Google Maps para iOS e Android.
Há tempos, circulam rumores de que a Apple prepara um serviço de música por assinatura para competir com Spotify, Deezer e Rdio. Se for verdade, a turma do Google passou a perna na rival. Nos Estados Unidos, o Google All Access vai oferecer milhões de músicas para serem ouvidas por streaming por 9,99 dólares por mês. Usuários vão poder testá-lo durante 30 dias de graça. O Google não informou quando esse serviço vai chegar a outros países.
A rede social Google Plus vai ganhar novo desenho, com as atualizações dispostas em três colunas, num formato que lembra um pouco o Pinterest. O Google Plus também incorpora um editor de fotos na nuvem. Ele tem recursos de ajuste e organização automática de imagens. Outra novidade é que, se os servidores do Google identificam algo conhecido na foto – como a torre Eiffel – eles automaticamente adicionam um rótulo assinalando esse conteúdo.
Como vinha sendo antecipado, o Google apresentou um novo aplicativo para comunicação por voz, texto e vídeo. O app vai competir com Skype, Facebook Messenger e WhatsApp, mas tem personalidade própria. Vai armazenar as conversas na nuvem, de modo que o usuário poderá voltar a elas, se desejar, usando qualquer dispositivo com acesso à internet. O app terá versões para Android, para iOS e na web.
Ao menos em inglês, o browser Chrome vai ganhar um poderoso recurso de busca por voz. Para ativá-lo, será preciso apenas dizer “OK Google!”. O serviço é inteligente. Se a pessoa pergunta por uma cidade, pode depois dizer: “Qual é a distância até lá” sem que precise repetir o nome da cidade ou dizer qual é sua localização atual. Se isso vai funcionar na prática (e em português) é algo que veremos nas próximas semanas.
A loja online Google Play ganhou novos gráficos e novos recursos. A loja passa a ter, na web, aspecto similar à que ela tem no Android. Botões coloridos à esquerda permitem saltar diretamente para as seções de música, apps, livros e outras. E há uma nova seção com aplicativos elaborados para uso em tablets.
O Google anunciou uma versão própria do Galaxy S4, o mais poderoso smartphone da Samsung. Como os aparelhos da linha Nexus, ele será vendido com o sistema Android puro, sem as modificações feitas pela Samsung. O aparelho será vendido pela loja online Google Play nos Estados Unidos por 649 dólares, com 16 GB de capacidade de armazenamento. É o mesmo preço de um iPhone 5 desbloqueado também com 16 GB.
Há uma série de novidades no Android que são específicas para desenvolvedores de aplicativos. A lista inclui a nova ferramenta Android Studio e recursos incorporados ao Developers Console do Android. Além disso, novas interfaces de programação (APIs) dão acesso a recursos de localização e a funções específicas para jogos. Os resultados práticos disso serão vistos nos futuros aplicativos e jogos para Android.