Exame Logo

8 imagens que ilustram o legado de Hiroshi Yamauchi

Morreu nesta quinta-feira no Japão, aos 85 anos, Hiroshi Yamauchi, responsável pela grande transformação da Nintendo

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 17h53.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h27.

A Nintendo já havia feito certo sucesso no Japão, mas no ocidente as coisas estavam mais difíceis. Foi quando Yamauchi contratou o hoje lendário Shigeru Miyamoto para a criação de Donkey Kong.
  • 2. Famicon

    2 /7(Divulgação)

  • Veja também

    Yamauchi sempre quis um videogame acessível, mas, mais do que isso, queria uma máquina na qual jogos fossem fáceis de se programar. Assim nasceu o Famicom, formado das palavras Family Computer.
  • 3. NES

    3 /7(Divulgação)

  • Sucesso instantâneo, o Famicom atravessou oceanos e se tornou o lendário NES no ocidente. Yamauchi acreditava que jogos eram melhores feitos por artistas e não programadores, e nesta época fazia questão de revisar por si todo game que seria lançado.
  • 4. Star Fox

    4 /7(Divulgação)

    Amante das novas tecnologias, Yamauchi queria a Nintendo fazendo parcerias com desenvolvedores estrangeiros, com diferentes perspectivas. Assim nasceu Star Fox, o primeiro jogo poligonal do SNES, com co-produção da inglesa Argonaut.
  • 5. Donkey Kong Country

    5 /7(Divulgação)

    Novamente apostando em um time ocidental, Yamauchi deu sua benção para a inglesa Rareware, que em troca nos trouxe o lendário Donkey Kong Country.
  • 6. Mario e o Nintendo 64

    6 /7(Divulgação)

    Sempre o exímio empresário, Yamauchi quis a nova máquina da Nintendo nascendo com um jogo que marcasse a geração, não apenas para mostrar o poderio dos 64 Bits, mas também para atrair a atenção para longe do Virtual Boy, um dos maiores fracassos da companhia.
  • 7. Gamecube

    7 /7(Divulgação)

    A última cria de Yamauchi. Ao contrário de seus concorrentes na época, o PS2 e o Xbox, o ex-presidente da Nintendo queria uma máquina simples e barata no qual os focos fossem apenas os jogos, ao invés dos concorrentes, que tinham multifuncionalidade.
  • Acompanhe tudo sobre:BrinquedosEmpresasGamesNintendo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame