7 apps que você não pode perder nesta semana - 02/05
Os melhores apps para smartphones e tablets que testamos durante esta semana
Victor Caputo
Publicado em 2 de maio de 2015 às 07h08.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h44.
São Paulo -- Nesta semana, a nossa galeria tem como destaque o My Idol, que virou mania no mundo inteiro. Ele serve para criar pequenos avatares usando uma selfie. Além dele, também temos o Meu Ibira, com informações sobre o Parque do Ibirapuera; o Clubhouse, app de comunidades; o Overam, para você mudar as fotos antes de compartilhar no Instagram; o Castro com informações detalhadas sobre o Android; o serviço de audiolivros Ubook; e o Airbnb, que finalmente ganhou versão para tablets!
Grátis, em chinês, para iPhone O My Idol é um app bem engraçado que tem conquistado usuários – mesmo com a barreira da língua, já que ele está em chinês. O aplicativo faz uma miniatura do usuário. Para isso, basta tirar uma selfie que o My Idol transforma a foto na carinha do boneco. O aplicativo pode animar o avatar. Uma das mais divertidas é o pole dance. Também é possível fazer o boneco cantar, comer ou beber. Em testes, a transformação da foto em avatar foi bem feita.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Meu Ibira é um app bacana para os paulistanos (ou turistas em São Paulo) que querem mais informações sobre o Parque do Ibirapuera. Ele foi desenvolvido pela Rede Globo como comemoração do seu aniversário de 50 anos. O app traz informações sobre o parque, além de indicações de atividades no local. Ele ainda mostra um mapa com marcações das principais atividades por lá. Algo um pouco chato é que você é obrigado a se cadastrar (ou usar o Facebook para isso) para usar o aplicativo.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Saudades das gloriosas comunidades do Orkut? O Clubhouse faz um trabalho parecido. Ele é basicamente um app para colocar em contato pessoas que tenham interesses em comum. Dentro dele, é possível procurar comunidades por palavras-chave ou então por temas. O app é em inglês e vale dizer que a grande maioria das comunidades também é. O aplicativo é bastante simples e seu uso intuitivo. Ele aceita cadastros usando uma conta do Twitter ou a partir de um e-mail.
Grátis, em inglês, para Android A dinâmica de apps com foco em fotografia é a seguinte: eles são lançados para iOS e depois de alguns meses chegam ao Android. Mas não com o Overam – que até agora está somente no sistema do Google. Ele tem algumas funções básicas e esperadas, como filtros pré-definidos e a possibilidade de cortar a fotografia. Mas ele vai um pouco além. O app tem uma área dedicada à inserção de formas geométricas e até tridimensionais nas fotografias. No começo achei que ia ser uma grande besteira. Mas depois de alguns testes, comecei a gostar bastante do resultado.
Grátis, em inglês, para Android O Castro é o app certo para quem quer saber tudo sobre o smartphone Android. Ele acessa a exibe informações detalhadas de hardware do aparelho. Os dados são separados em diversas áreas, que ficam no canto esquerdo do app. Lá estão informações sobre a câmera, bateria, processamento, entre outras. Um dos pontos altos do Castro é o visual caprichado. O foco do app deve ser em usuários com um mínimo de conhecimento técnico. Mesmo assim, a desenvolvedora do aplicativo não abriu mão de caprichar no design, que deve agradar a todos.
Grátis (com assinatura), em português, para Android e iPhone O Ubook é um serviço de assinatura para audiolivros, algo como um Netflix de livros em áudio. O acervo conta com literatura de ficção e não-ficção. O app em si é gratuito, mas ele não funciona sem uma assinatura, que custa 18,90 reais por mês. Essa assinatura dá direito a consumo ilimitado de cerca de mil livros, de acordo com a Ubook. Vale alertar aqui para o fato de que não é possível comprar livros, o modelo de assinaturas é o único disponível.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Se você gostar de viajar, provavelmente já conhece o Airbnb (ou, ao menos, ouviu falar dele). Ele é um serviço para aluguel de cômodos ou casas inteiras (ou castelos e ilhas) em outras cidades. Ele substitui o hotel e permite que a pessoa conheça outras durante a estadia em uma viagem. Há cerca de um ano, o Airbnb reformou completamente seu aplicativo. Ele ganhou um novo visual. Mas algo estava faltando: ele funcionava somente em smartphones. Nesta semana, o Airbnb finalmente disponibilizou as versões do aplicativo para tablets Android e para o iPad.