Tecnologia

69% dos consumidores brasileiros trocaram de TV em três anos

O número de televisores Flat (ou de tela fina) passou de 28,9% para 79,2% dos lares brasileiros. Em contrapartida, os aparelhos de TV em tubo caíram de 71,1% para 20,8%.


	O estudo ainda apontou o crescimento de novas tecnologias nos lares brasileiros: dos 5.600 entrevistados que possuem como televisor principal um aparelho de tela fina, 30% têm Smart TV
 (David Becker/Getty Images/AFP)

O estudo ainda apontou o crescimento de novas tecnologias nos lares brasileiros: dos 5.600 entrevistados que possuem como televisor principal um aparelho de tela fina, 30% têm Smart TV (David Becker/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2013 às 17h10.

Um estudo anual realizado pela empresa CVA Solutions aponta que, nos últimos três anos, 69% dos consumidores do Brasil trocaram de aparelho de televisão em suas casas.

Segundo o sócio-diretor da empresa, Sandro Cimatti, esta mudança reflete uma expansão que o mercado vêm apresentando, graças aos eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos no Brasil. De acordo com a pesquisa, o número de televisores Flat (ou de tela fina) passou de 28,9% para 79,2% dos lares brasileiros. Em contrapartida, os aparelhos de TV em tubo caíram de 71,1% para 20,8%.

Realizada em fevereiro deste ano, a pesquisa contemplou 7.090 consumidores de todo o País, e apontou que o setor de televisores foi o 7º melhor avaliado entre 37 setores da economia analisados – com uma nota de 8,45 (em uma escala de 1 a 10).

Baseado na nota de custo-benefício percebido pelos consumidores, o valor percebido do segmento fica acima do de Veículos Pesados/Caminhões (8,38) e de Internet Banda Larga (6,32).

O estudo ainda apontou o crescimento de novas tecnologias nos lares brasileiros: dos 5.600 entrevistados que possuem como televisor principal um aparelho de tela fina, 30% têm Smart TV, sendo que 66% deles utilizam a tecnologia em média 1,9 vezes por semana (o que indica oportunidade de crescimento).

A função 3D aparece em 14% das TVs e é utilizada por 76% dos entrevistados que possuem aparelhos com essa função.


No que diz respeito aos hábitos de consumo dos brasileiros, mais novidades: 35,6% dos entrevistados adquiriram seus aparelhos pela internet, sendo que 95% deles procuram um aparelho com tecnologia Full HD em sua próxima compra, e 85% desejam uma Smart TV.

O estudo ainda mostra que 53,7% dos entrevistados comprariam um televisor da mesma marca que já possuem, sendo que a mais recomendada é a Sony, com 79,6%.

Força da Marca e Valor Percebido

Dentre as marcas citadas pelos entrevistados, a pesquisa apontou que a maior Força de Marca (índice medido pela atração menos a rejeição de clientes e não clientes) é da Sony, com 23,9%, seguida da Samsung (25,1%), LG (12,5%) e Philips (8,6%).

O maior índice de rejeição ficou com a CCE, com -36%. Já entre o Valor Percebido (medido através da relação custo-benefício percebida pelos clientes), a Panasonic lidera com um índice de 1,02, seguida pela Samsung, Sony e Philco (1,01) e LG e Semp Toshiba (1,00).

Acompanhe tudo sobre:ConsumoMercado internoTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Ministério da Justiça pede que Apple e Google criem senha biométrica para emails em smartphones

Hasbro, de brinquedos 'analógicos', vai focar agora em jogos digitais

Um dos favoritos da Geração Z, Duolingo tem trimestre robusto

Apple prepara novo Mac Mini com Chip M4, que será o menor computador da empresa

Mais na Exame