6 maneiras de melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa

Nem sempre o Wi-Fi de casa funciona muito bem, mas alguns truques fazem toda a diferença para melhorar o sinal

O Wi-Fi funciona basicamente como uma torre de rádio, distribuindo o sinal da internet através de ondas. Mas ao contrário de uma emissora, o alcance do sinal do Wi-Fi não é lá grande coisa e só atravessa curtas distâncias, o que prejudica seu funcionamento efetivo em toda a casa. Você já deve ter notado isso, não é mesmo?

Uma boa maneira de melhorar o sinal é com a instalação de um repetidor ou extensor de sinal. Este é um aparelho que serve para ampliar o alcance do modem e permite que mais equipamentos se conectem a ele.

Mas também existem alguns truque básicos, e que não gastam quase nada, capazes de ajudar o Wi-Fi a funcionar melhor! Confira a nossa lista.

1. Mantenha o roteador atualizado

A tecnologia muda a toda instante e quanto mais recente for o aparelho, melhor e mais bem equipado será o modem.

2. Localização

A gente sabe que esses equipamentos não são nenhuma referência de design e estilo, e que o melhor seria que eles não ficassem visíveis para não interferirem na nossa decoração, mas é importante que eles estejam localizados na parte central da casa ou pelo menos onde a internet é mais usada. Além disso, deixar o Wi-Fi em lugares altos ajuda muito na qualidade do sinal.

3. Outros eletrônicos

Como o Wi-Fi funciona com ondas eletromagnéticas, outros aparelhos eletrônicos podem interferir no sinal. Os micro-ondas e os telefones sem fio são os que mais atrapalham, por isso o melhor é evitar que esses equipamentos fiquem próximos para que não haja interferência.

4. Barreiras físicas

O Wi-Fi não tem uma potência muito grande, então qualquer bloqueio físico enfraquece o sinal. Paredes, lajes, tubulações, espelhos, concreto e, até mesmo, o aquário do seu peixinho vão interferir no seu sinal, por isso é preciso evitar aproximar o modem deles.

5. Apartamentos

Você compartilha a rede de Wi-Fi com seus vizinhos do prédio? Então, peça para que o distribuidor do Wi-Fi seja mantido no último andar para que todos tenham sinal. Mas isso não é muito recomendável para quem mora em prédios muito altos, já que o concreto enfraquece o sinal e assim os moradores dos andares mais baixos ficariam prejudicados.

6. Papel alumínio

Coloque um pouco de papel alumínio na parte de trás do aparelho para melhorar a distribuição do sinal. Apesar disso não ser comprovado cientificamente, é algo que muitos fazem e afirmam dar certo, uma vez que o papel irá refletir as ondas do Wi-Fi.

Este conteúdo foi originalmente publicado nas Casa.com.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.