6 alternativas gratuitas ao Megaupload

Dropbox, SugarSync e Rapid Share estão entre os carros-chefe do armazenamento de dados na nuvem da internet

São Paulo - O Megaupload é um dos serviços mais usados para guardar dados na nuvem de internet. Mas ele não é o único. Connheça outras seis alternativas seguras e rápidas para compartilhar arquivos e manter os dados em segurança.

Dropbox - Quando se fala em armazenagem na nuvem, o carro chefe é o Dropbox. O serviço, que oferece uma conta de 2GB sem custos, pode ser acessado tanto através do software, quanto através do webware. Depois de instalado no PC, o programa cria uma pasta para ser sincronizada. Basta gravar ou copiar um documento nesse local para que o arquivo seja transferido ou compartilhado, automaticamente, para os PCs que usam a mesma conta do Dropbox ou amigos. Para deixar o programa ainda mais interessante, vale dizer que o Dropbox roda em Windows, Linux e Mac, e realiza a sincronia mesmo entre máquinas com sistemas diferentes.

SugarSync - É um programinha para criar um backup, sincronizar arquivos entre PCs, notebooks e smartphones e compartilhar pastas de dados com amigos. Ao ser instalado, o SugarSync adiciona um gerenciador no PC e exige que o usuário faça um cadastro do usuário para funcionar. Feito isso, o software permite que o usuário selecione quais pastas no PC devem ter os arquivos sincronizados com os servidores do SugarSync na nuvem. Caso o internauta tenha o programa instalado em outro PC ou no smartphone, os arquivos que estão na pasta são sincronizados entre os dispositivos automaticamente.

O serviço, acessado pela página oficial do SugarSync, pode ser visualizado de qualquer parte do mundo e, ainda, oferece recursos para o usuário editar arquivos de textos e planilhas eletrônicas remotamente. O SugarSync oferece, gratuitamente, 5 GB de espaço. Se o espaço for pouco, o internauta pode aumentá-lo de duas maneiras. A primeira é chamando novos amigos para usar o serviço (neste caso, o usuário ganha mais 500 MB para a conta). A segunda é comprando um dos quatro pacotes de storage, com preço inicial de 4,99 dólares por mês.


SkyDrive - Se você se encaixa entre os usuário que desejam, acima de tudo, capacidade de armazenamento, o SkyDrive é a melhor escolha. Mantido pela Microsoft, ele oferece 25 GB de espaço gratuito para guardar qualquer tipo de dado. Para acessá-lo, o usuário precisa ter apenas uma conta no Windows Live. Ele não conta com software para o upload de dados, mas conta com uma fácil interface de arrastar-e-soltar. O serviço pode deixar os dados em quatro situações: pública, “Somente eu”, “Minha rede” - na qual os amigos virtuais do usuário podem acessar - e “Pessoas selecionadas”. Por conta dessas características, o usuário deve ficar atento ao status que fornece aos dados armazenados no SkyBox.

RapidShare - O popularíssimo RapidShare considera usuário bom aquele que paga pelos seus serviço – o plano mais barato custa 9,99 euros por um mês. Quem recorre ao download de arquivos gratuitos é atendido com uma demorada transferência. Isso quando funciona, pois às vezes o sistema avisa que não há slots disponíveis para a conexão. Além disso, entre um download e outro, deve-se esperar 15 minutos em média. Para o upload, entretanto, o RapidShare manda bem: basta entrar na página principal, encontrar o arquivo e clicar no botão de transferência. Quando acaba, o site gera um link. O serviço tem uma área com games e farto conteúdo multimídia.

4Shared - O serviço requer cadastro gratuito para ser usado, mas quem tem conta no Google pode utilizar seu login e sua senha para se conectar ao serviço sem demora. Com exceção do problema do cadastro, o 4Shared é um dos mais completos sites para download e upload de arquivos. Como uma espécie de desktop virtual, permite a adição de arquivos por pastas. O serviço suporta upload de múltiplos arquivos concomitantemente. O buscador do 4Shared é bastante eficiente, encontrando arquivos soltos descompactados.

Boxify.me - É um serviço online que utiliza o sistema na nuvem para compartilhamento de arquivos de até 50 MB. O diferencial dele comparado a todos os outros sites do gênero já existentes está no uso dinâmico, totalmente online e sem exigir login. Ao entrar no site, o usuário verá que para fazer upload de seus dados, não precisará criar conta nem realizar nenhuma instalação. Esse é o maior ponto positivo da ferramenta, principalmente porque torna o processo de seleção, envio e compartilhamento muito mais eficiente.

Outro ponto de destaque está na possibilidade de personalizar o endereço da página onde o usuário sobe seus arquivos. A falta de cadastro pode se tornar um ponto negativo também, pois dessa maneira não há muita privacidade durante o uso do serviço. Portanto, é muito importante tomar cuidado antes de subir algum arquivo para o site, principalmente se ele for confidencial.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.