Exame Logo

5 razões para não fazer o "desafio da canela"

Entenda os perigos à saúde que engolir uma colher de sopa cheia de canela em pó em um minuto pode trazer

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2013 às 18h09.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h38.

Um grupo de pediatras americanos escreveu um artigo para o periódico científico Pediatrics. Fazer o desafio da canela apenas uma vez pode desencadear um ataque de asma. Os cientistas afirmam que tentar engolir uma grande quantidade de canela seca representa um verdadeiro risco de ser aspirada. Isso pode provocar inflamações pulmonares, pneumonias ou crises de asma. O estudo diz que os centros de intoxicação americanos receberam 51 ligações em 2011, período em que os desafios viraram moda. Em 2012, foram 178 no primeiro semestre de 2012, quando a mania se disseminou no YouTube. Nenhum dos jovens tratados sofreu graves consequências, diz o estudo.
  • 2. 2 - Nem sempre o natural é seguro

    2 /4(sxc.hu)

  • Veja também

    A pesquisa afirma que a canela é uma especiaria natural, extraída da casca seca de uma pequena árvore. Mas isso não significa que ela não possa ser prejudicial. A canela é segura para o consumo como um aditivo alimentar, mas não para a inalação.
  • 3. 5 - Ninguém precisa fazer só porque está no YouTube

    3 /4(Reprodução/YouTube/Onision)

  • Na internet podem ser encontrados milhares de vídeos que mostram jovens risonhos a ponto de quase de engasgar e cuspir canela em pó. A brincadeira tem até uma página na internet, a cinnamonchallenge.com. Mas não é porque muitas pessoas se arriscam sem saber dos perigos, que todo mundo precisa aceitar o desafio. O estudo conclui que mesmo sem registros de sequelas pulmonares confirmadas em humanos, é prudente advertir que o desafio da canela tem altas probabilidades de fazer mal aos pulmões.
  • 4. Agora veja cinco pesquisas científicas fora do comum:

    4 /4(Lex van Lieshout/AFP)

  • Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleSaúdeTendênciasYouTube

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame