5 novidades em apps para iPhone, iPad e Android – 6/10
Cinco apps para encontrar caminhos no Google Maps, organizar fotos, criar ilustrações, saborear cervejas e ver vídeos no YouTube
Maurício Grego
Publicado em 1 de novembro de 2012 às 20h52.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h17.
São Paulo — Nesta semana, o web app para smartphones e tablets do Google Maps passou a contar com o recurso Street View. A novidade é bem vinda no iPhone e no iPad, que perderam o app nativo do Google Maps com a atualização para o iOS 6. Destacamos também o Woven, que permite sincronizar e visualizar, em dispositivos com Android e iOS, as fotos dispersas em sites como Facebook, Picasa e Flickr. Apps da semana traz, ainda, o Brushes 3, nova edição do consagrado app de desenho e pintura (na imagem); o Jasmine, aplicativo enxuto e elegante para acesso ao YouTube; e o Bier Tab, mistura de catálogo de cervejas com rede social.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e Android O agregador de fotos Woven é um daqueles aplicativos simples que se tornam indispensáveis para quem usa. Muita gente tem suas fotos dispersas em diversos sites como Facebook , Instagram, Flickr e Picasa; e também no smartphone, no tablet e no PC. O Woven permite visualizar todas as imagens juntas e pode armazenar cópias no próprio dispositivo móvel. Assim, as fotos podem ser exibidas mesmo que não haja acesso à internet. O app também possibilita transferir fotos do smartphone ou tablet para esses serviços online. O Woven, que foi atualizado no final de setembro, é compatível com 12 serviços online, mas o iCloud não está entre eles.
Grátis, em português, para smartphones e tablets Nesta semana, o Google acrescentou o recurso Street View ao app baseado na web do Google Maps . A novidade é bem vinda principalmente no iPhone e no iPad, que perderam o app nativo do Google Maps com a atualização para o iOS 6. Para acionar o Street View, basta tocar numa rua no mapa e, em seguida, no símbolo de um homenzinho que aparece abaixo. Além do Street View, o app na web tem as funções habituais do Google Maps. Ele traça rotas (de carro, à pé, de bicicleta e em transporte público) mas não fornece instruções faladas. Para usá-lo, navegue, no browser, até maps.google.com.br. Depois, crie um ícone na tela inicial. No iOS, isso é feito tocando no ícone que exibe um retângulo com uma setinha para a direita. Escolhe-se, então, a opção “Adicionar à Tela de Início”.
Grátis, em inglês, para iPhone e iPad O Brushes, um dos primeiros apps para desenho e pintura no iPhone e no iPad, foi reescrito pelos autores e relançado com o nome Brushes 3. A nova edição é universal, ou seja, funciona igualmente bem no iPhone e no iPad. Ela é vendida no esquema “freemium”. O app básico é grátis. Mas pagam-se 2,99 dólares por uma extensão (indispensável para qualquer desenho mais complexo) que permite trabalhar em múltiplas camadas. Assim, quando se faz alguma alteração numa camada, as demais ficam preservadas. É até possível usar uma foto como camada base e desenhar sobre ela. Há um grupo dedicado ao Brushes no Flickr. Ele tem 4 mil membros que já publicaram mais de 44 mil trabalhos no site.
Grátis, em inglês, para iPhone e iPad (requer iOS 6 ou posterior) Quem atualizou seu iPhone ou iPad para o iOS 6 perdeu o aplicativo do YouTube que antes fazia parte do sistema. O Google já liberou seu próprio app do YouTube para o iOS. Mas, ainda que possa ser usado no iPad, esse app não foi feito para o tablet. O Jasmine oferece uma alternativa elegante e enxuta, que funciona igualmente bem no iPhone e no iPad. O Jasmine permite criar listas de reprodução, ver os títulos mais populares, comentar os vídeos e navegar numa relação dos últimos filmes vistos. Ele também possibilita ouvir o som dos vídeos em segundo plano enquanto se realiza outra tarefa. O upgrade para a versão Pro (1,99 dólar) acrescenta um controle parental que permite restringir o acesso a determinados conteúdos.
Grátis, em português, para iPhone O Bier Tab mistura um guia de cervejas com ingredientes de rede social. Nele, é possível pesquisar uma cerveja e obter informações como teor alcoólico, cor e tipo. O app também descreve o aroma e o sabor da bebida e indica o copo mais adequado para bebê-la. Também é possível consultar a opinião de outros usuários e montar uma lista de cervejas favoritas. O app ainda tenta identificar a preferência do usuário e sugere cervejas a ele. O Bier Tab passou por uma reforma recente e ficou mais elegante e funcional. Mas sua base de dados ainda é limitada. EXAME.com pesquisou, por exemplo, as marcas alemãs Paulaner e Warsteiner, ambas vendidas no Brasil, e não encontrou. Os autores dizem que incluem novos rótulos continuamente e prometem, para breve, uma versão para Android.