Tecnologia

5 instalações imperdíveis no London Design Festival 2011

Uma das maiores mostras do mundo abre as portas e conta com a participação de grandes nomes da arquitetura e do design

Instalação montada na entrada do museu Vi%26A, em Londres (London Design Festival)

Instalação montada na entrada do museu Vi%26A, em Londres (London Design Festival)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 13h02.

São Paulo – Começou este final de semana em Londres a 9ª edição da London Design Festival (LDF), que acontece até o dia 25 de setembro na capital inglesa. A mostra deste ano tem como objetivo principal celebrar a produção nacional britânica, privilegiando instalações artísticas produzidas por designers e arquitetos ingleses, mas também dá atenção a trabalhos de profissionais dos quatro cantos do globo. As obras que estão espalhadas por pontos ícones de Londres, como o museu Victoria and Albert (V&A) e a St. Paul’s Cathedral.

No V&A, o destaque da LDF é a instalação “Timber Wave”, projetada pelo renomado escritório AL_A . Montada na entrada do V&A, a “onda” tem 12 metros de diâmetro e é um espiral tridimensional feito a partir de lâminas ultrafinas de carvalho vermelho americano, coladas umas nas outras, criando formato curvo. Pela primeira vez na história, este tipo de madeira é usada em uma estrutura com tais dimensões.

Já na Catedral, a intervenção artística fica por conta do arquiteto John Pawson e o departamento de design conceitual da tradicionalíssima Swarovski. Uma meia esfera de metal e cristal foi colocada na base da escadaria da torre sudoeste e, no topo da torre, um espelho curvo. Ao olhar para a meia esfera, o espectador terá a sensação de que, na realidade, está olhando para o topo da torre.

Outra atração é a iniciativa Size + Matter. A cada edição da LDF, a organização do evento escolhe um arquiteto ou designer de renome e delega a ele um material específico. O objetivo da proposta é que o profissional tenha a chance de explorar todas as possibilidades que sua criatividade possa permitir para o material. Este ano, a instalação ficou sob a responsabilidade de David Chipperfield e o material escolhido é uma espécie de tecido de fibras de metal, alocado entre folhas de vidro. A instalação recebeu o nome de Two Lines e oscila entre a escultura e formas verticais e ortogonais, com acabamento em alumínio e cobre.

Clique na lateral das fotos para ver outras instalações imperdíveis em exposição pela capital britânica.

Acompanhe tudo sobre:DesignEuropaReino UnidoMetrópoles globaisArquiteturaCriatividadeLondresIdeias

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs