Canais de resenhas literárias no Youtube oferecem um novo ambiente para a discussão sobre livros
5 canais no YouTube para quem gosta de literatura (Flickr/®DS)
Da Redação
Publicado em 30 de março de 2015 às 07h29.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h43.
1. 5 canais no YouTube para quem gosta de literaturazoom_out_map
1/6(Flickr/®DS)
Os amantes da literatura que têm o costume de procurar por clubes ou amigos para discutir sobre livros sabem como é difícil conseguir que essas reuniões aconteçam. Mas, com a internet, novas possibilidades surgiram. Hoje, os usuários não precisam mais sair de casa para participar dessas reuniões, que agora acontecem online.
No YouTube, as resenhas literárias ganharam uma nova cara com vídeos feitos pelos chamados booktubers, internautas que usam a plataforma para falar sobre livros, permitindo aos fãs de literatura mergulhar profundamente no assunto.
Confira cinco canais de booktubers brasileiros com milhões de acessos e resenhas dos gêneros mais diversificados da literatura.
Com mais de 6 milhões de visualizações acumuladas ao longo de 4 anos, o canal publica em média cinco vídeos novos por semana, com opiniões sobre livros, HQs, filmes e séries.
O Cabine Literária traz vídeos didáticos e com uma linguagem simples para quem gosta ou está começando a mergulhar no mundo da literatura geek.
O canal de Bruno Miranda no YouTube já tem mais de quatro anos. Os vídeos do Minha Estante variam entre resenhas, dicas de novos autores e curiosidades.
Com mais de 4 milhões de visualizações, o Minha Estante é atualizado semanalmente. Para isso, Bruno lê até seis livros por mês.
Desde 2007, Tatiana Feltrin publica vídeos de diversos gêneros da literatura em seu canal no YouTube, que hoje já tem cerca de 9 milhões de visualizações.
Com mais de cem vídeos, o The Tiny Little Things reúne um acervo de resenhas para todos os gostos, e também aceitas sugestões dos usuários para próximas leituras e vídeos.
Com bom-humor, o Perdido Nos Livros traz paródias, resenhas literárias e indicações de séries. O canal já tem cerca de 3 200 milhões de visualizações e mais de 90 mil inscritos.
Eduardo Cilto, responsável pelo canal, opina sobre os livros com uma linguagem jovem e repleta de gírias.
Com um jeito meigo de falar, Pamela Gonçalves, responsável pelo canal que leva seu nome, tem mais de 100 vídeos de resenhas e indicações de livros publicados. No YouTube, o Pam Gonçalves foca no gênero juvenil.
Desde 2012, os vídeos no canal já tiveram cerca de 2 milhões de visualizações.
Ferramenta que permite navegar visualmente pelo mundo tornou-se peça-chave na investigação de um caso de homicídio em Tajueco, um pequeno município espanhol com apenas 56 habitantes