20 novidades do Galaxy S4, o supersmartphone da Samsung
Anunciado na noite de quinta-feira, o Galaxy S4 reúne o que há de mais avançado nos smartphones atuais. Confira 20 novidades
Maurício Grego
Publicado em 15 de março de 2013 às 14h35.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h42.
São Paulo — O Galaxy S4 , apresentado pela Samsung na noite de 14 de março, traz processador de oito núcleos; câmera de 13 megapixels; sensores inéditos, como o barômetro; e uma longa lista de recursos de software. O smartphone rastreia o olhar do usuário, entende gestos e traduz para o português frases faladas em outras línguas. Deve chegar ao Brasil em abril, com preço começando em 2.400 reais. E a Samsung já confirmou que será compatível com redes 4G brasileiras. Confira 20 novidades do aparelho nas próximas páginas.
Com 4,8 polegadas, a tela do Galaxy S III já é grande para um smartphone. Mas a Samsung foi mais longe com o Galaxy S4. Ele traz tela full HD de 5 polegadas. A densidade de pixels (441 ppi) é 35% maior que a da tela Retina do iPhone 5 (que tem 326 ppi).
Além de todos os sensores habituais encontrados nos smartphones avançados, o Galaxy S4 traz barômetro, termômetro e higrômetro embutidos. Apps poderão usar o barômetro para alertar sobre a aproximação de tempestades e para estimar a altitude quando não houver sinal de GPS, por exemplo.
Algumas versões do Galaxy S4 terão o novo processador Exynos 5 Octa, com oito núcleos de processamento. São quatro núcleos de baixo consumo de energia que serão usados na maior parte do tempo. Quando algum aplicativo mais pesado for acionado, entrarão em ação os outros quatro, de alta potência. É uma maneira de combinar poder de processamento com boa duração da carga da bateria. Mas haverá também versões do Galaxy S4 com processador de quatro núcleos.
O Galaxy S4 tem um tradutor que é capaz de captar frases faladas usando o microfone e, depois, pronunciar a mesma frase em outro idioma. Entre as línguas suportadas, está o português do Brasil. Resta esperar que esse recurso funcione bem. Há apps tradutores no mercado, mas eles nem sempre cumprem o que prometem.
O Galaxy S IV é capaz de filmar com as duas câmeras ao mesmo tempo. Quando esse recurso é usado, o filme mostra a cena à frente, captada pela câmera principal, de 13 megapixels. Numa janelinha, aparece a imagem da pessoa que filma, obtida pela câmera frontal, de 2 megapixels. É parecido com o recurso “picture in picture” de alguns televisores.
O modo de múltiplas câmeras também pode ser usado em videochamadas. Nesse caso, o usuário vê sua própria imagem e a da pessoa com que fala em janelinhas na tela. Ambas são captadas pelas câmeras frontais dos dois smartphones. A cena à frente do interlocutor, obtida pela câmera principal, aparece ao fundo na tela.
Um efeito fotográfico novo no Galaxy S4 é o Drama Shot. Com ele, o smartphone capta uma série rápida de imagens de uma pessoa ou objeto em movimento. Depois, monta uma foto única com todas elas. O resultado simula uma fotografia estroboscópica.
Ao fotografar com o Galaxy S4, o usuário tem a opção de fazer, também, uma breve gravação de áudio. O arquivo sonoro é associado à foto, de modo que o som poderá ser ouvido depois, quando a foto for exibida.
O Galasy S4 tem um recurso que organiza fotos numa espécie de álbum digital. A imagem resultante fica parecida com uma página de revista. É um formato interessante para ser impresso depois.
A Samsung vem usando a câmera frontal para detectar atitudes do usuário desde o Galaxy S III. O Galaxy S4 avança mais alguns passos nessa direção. Ele percebe quando a pessoa deixa de olhar para o smartphone. Se houver um vídeo sendo exibido, ele é colocado em pausa até que o usuário dirija o olhar à tela novamente.
O Galaxy S4 também acompanha o olhar do usuário durante a leitura de e-mails e textos na web. Se ele percebe que a leitura chegou à borda inferior da tela, o texto é rolado automaticamente para cima. É o que a Samsung chama de Smart Scroll.
A Samsung incorporou um modo para motoristas ao Galaxy S4, o S Voice Drive. Quando acionado, ele passa a exibir letras e números maiores na tela e privilegia a interface por voz S Voice (equivalente à Siri do iPhone) ao interagir com o usuário.
Um recurso um tanto bizarro do Galaxy S4 é o Group Play. Ele permite conectar diversos smartphones pela rede sem fio. Um deles funciona como servidor, transmitindo músicas aos demais. Os outros recebem e reproduzem aos músicas simultaneamente. A conexão também serve para jogos em grupo e para compartilhar documentos.
A Samsung continua empregando uma versão modificada do sistema Android em seus smartphones. No Galaxy S4, um dos recursos exclusivos da empresa é o Samsung Hub, uma central de conteúdo multimídia. Nela, o usuário tem acesso a seus livros, músicas, vídeos e jogos.
O Galaxy S4 tem um recurso que permite pré-visualizar fotos e informações apenas posicionando o dedo sobre o item correspondente. A Samsung chama isso de AirView. Além disso, ele permite receber chamadas, controlar a execução de músicas e navegar na web movendo as mãos em frente ao smartphone.
A Samsung incluiu, no Galaxy S4, recursos para que ele seja usado como segunda tela enquanto alguém assiste à TV. Há um app que mostra a programação e permite controlar o televisor. Para isso, o smartphone conta com um transceptor de raios infravermelhos. Resta saber se isso vai funcionar bem com os canais de TV brasileiros e se será compatível com televisores de outras marcas.
O Galaxy S4 também tem um recurso equivalente ao iCloud, da Apple – o HomeSync. Esse serviço copia, para um servidor na nuvem, fotos, vídeos e outros conteúdos do usuário. Depois, a pessoa pode vê-los em qualquer lugar onde haja acesso à internet.
A popularidade de apps para smartphone voltados para saúde e bem estar levou a Samsung a incorporar um recurso desse tipo ao Galaxy S4, o S Health. Ele monitora condições ambientais como temperatura e umidade e permite que a pessoa registre dados sobre atividade física, alimentação e sono, por exemplo.
Os smartphones atuais já ajustam o brilho da tela de acordo com a iluminação do ambiente. A Samsung complicou esse recurso dando, à tela do Galaxy S4, sete modos de exibição automáticos e quatro manuais. Além da luminosidade, o sistema regula outros detalhes como saturação de cores e contraste.
Além da tela adaptável, o Galaxy S4 tem som que varia de acordo com as preferências do usuário e o ruído do ambiente. A Samsung chama isso de Adapt Sound.