15 novidades que a Apple pode revelar nesta terça-feira
A Apple deve realizar um evento na próxima terça-feira para apresentar os novos modelos do iPhone. Confira as novidades que a empresa pode anunciar
Maurício Grego
Publicado em 6 de setembro de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h28.
São Paulo -- A Apple confirmou que vai realizar um evento para a imprensa na próxima terça-feira, dia 10. Ela deve anunciar o iPhone 5S e o iPhone 5C (os nomes não são oficiais), seus novos smartphones. O evento começa às 14 horas (horário de Brasília) em Cupertino, na Califórnia, com cobertura ao vivo de EXAME.com. Confira 15 novidades que a Apple pode apresentar.
A novidade mais importante da Apple deve ser o sucessor do iPhone 5 que, seguindo a nomenclatura habitual da empresa, vem sendo chamado de iPhone 5S . Será o smartphone mais poderoso da Apple. Pelo que se sabe, ele será visualmente parecido com o iPhone 5, mas terá uma nova opção de cor dourada clara, ou champanhe, além de branco e cinza escuro, as cores do iPhone 5.
Desde que a Apple comprou a AuthenTec, empresa especializada em identificação biométrica, no ano passado, espera-se a incorporação dessa tecnologia aos produtos da empresa. Diversas fontes vêm dizendo que essa será uma das novidades do iPhone 5S. Se isso se confirmar, o novo smartphone terá um leitor de impressões digitais incorporado ao botão Home, que pode ficar saliente em relação à tela.
Fotos descritas como sendo da parte posterior do iPhone 5S mostram um orifício alongado para o flash fotográfico. Acredita-se que o novo flash terá dois LEDs em vez de um, fornecendo iluminação mais potente. A Apple pode usar LEDs de cores diferentes. Nesse caso, ajustando a potência de cada um, o app de fotografia poderá combinar o tom da luz do flash com o da iluminação do ambiente, produzindo fotos de aspecto mais natural.
Segundo os rumores, o iPhone 5S trará o novo processador A7, 31% mais veloz que o atual A6. É um melhoramento necessário, já que o iPhone perde, em poder de processamento, para os smartphones mais avançados com Android, como Galaxy S4 e Moto X. Com o reforço no processador, o iPhone poderá rodar aplicativos mais avançados.
Peças descritas como sendo do iPhone 5S têm aparecido na China e nos Estados Unidos. Elas sugerem que, em comparação com o iPhone 5, o iPhone 5S terá bateria maior e circuitos eletrônicos menores. A bateria de maior capacidade deve permitir o uso de processador mais potente sem que a autonomia do smartphone seja comprometida.
Além do iPhone 5S, espera-se que a Apple apresente o iPhone 5C, construído em plástico. Oferecido em várias cores, o iPhone 5C será similar, internamente, ao iPhone 5. Espera-se que substitua o iPhone 4 e o 4S, passando a ser o modelo mais barato da Apple (mas há quem afirme que o iPhone 5C vai tomar o lugar do iPhone 5 e que o iPhone 4S vai continuar à venda).
Até agora, o iPhone tem sido entregue em caixinhas de papelão. Mas isso pode mudar, como sugerem fotos de supostas embalagens do iPhone 5C. Se essas imagens forem reais (há dúvidas), o iPhone 5C virá numa caixinha plástica com tampa transparente, mais parecida com a do iPod touch. Aparentemente, haverá um adesivo sobre a tela mostrando como ela ficará quando acesa. E o smartphone virá com o fundo da tela na mesma cor do corpo plástico.
O iOS 7, nova edição do sistema móvel da Apple, foi apresentado ao público em junho, durante o evento WWDC. Ele traz o maior conjunto de mudanças no iOS desde que esse sistema operacional estreou, em 2007. A expectativa é que ele seja liberado para os usuários de iPhone, iPad e iPod touch logo após o lançamento dos novos modelos do iPhone.
O esperado serviço de streaming de música da Apple também foi apresentado em junho, no WWDC. O iTunes Radio dará acesso a músicas específicas e a estações temáticas, que poderão ser ouvidas via streaming. Espera-se que seja liberado para os junto com o iOS 7. Mas, inicialmente, estará disponível apenas nos Estados Unidos.
A Apple criou versões baseadas na web de seus aplicativos da série iWork -- o app de planilhas Numbers, o processador de textos Pages e o editor de apresentações Keynote. Esses aplicativos online já estão disponíveis em versões de teste. A versão final deve ser liberada junto com o iOS 7. Aparentemente, o acesso aos apps será gratuito. Os apps na nuvem são bem vindos, mas têm menos recursos que os concorrentes do Google e da Microsoft.
O OS X Mavericks, nova edição do sistema operacional do Mac, é outro produto que foi apresentado durante o evento WWDC, em junho, mas ainda não está disponível. É possível que a Apple anuncie o início das vendas (e o preço) nesta terça-feira. Mas é também possível que a empresa deixe para fazer esse anúncio em outro evento, junto com a apresentação de novos modelos do iPad. Em comparação com o OS X Lion, seu antecessor, o Mavericks traz cerca de 200 aperfeiçoamentos.
O Mac Pro 2013, nova geração do computador de mesa da Apple para aplicações profissionais, também foi apresentado durante o último WWDC, em junho. Com desenho incomum, o novo Mac Pro vem carregado de componentes de alto desempenho e deve virar sonho de consumo para quem produz filmes, fotos, músicas e trabalhos gráficos. É possível que a Apple anuncie o início das vendas (e o preço) no evento de terça-feira.
Até aqui, falamos de novidades que têm boa chance de virar realidade já no dia 10. No caso dos novos modelos do iPad, porém, é mais provável que a apresentação fique para outro evento, daqui a algumas semanas. Quando isso acontecer, a Apple deve anunciar o iPad 5 (como no caso do iPhone, o nome não é oficial), tablet de 9,7 polegadas mais fino e mais leve que o atual iPad 4. Seu desenho (à direita nesta imagem) deve ser mais parecido com o do iPad mini.
O iPad mini também deve ganhar aperfeiçoamentos, incluindo um processador mais potente. Mas não se sabe se a Apple vai apresentar, neste ano, uma opção de tela Retina, de alta resolução, para seu tablet de 7,9 polegadas. É possível que isso fique para 2014. E, como no caso do iPad 5, a apresentação do novo iPad mini pode ser feita num evento separado.
O iWatch , relógio inteligente da Apple, não deve virar realidade já. Pelo que se sabe, esse produto está em desenvolvimento, mas só deve ficar pronto em 2014. Ele deverá se comunicar com o iPhone por meio da conexão sem fio Blutooth e exibir informações e alertas para o usuário.