14 dicas para fazer a bateria do iPhone durar mais
A bateria do seu iPhone não aguenta um dia inteiro de uso? Veja estas dicas para poupar energia e ter mais autonomia longe das tomadas
Maurício Grego
Publicado em 4 de julho de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h32.
São Paulo — Tela de alta resolução, GPS, conexões sem fio e processador potente drenam a energia da bateria dos smartphones com voracidade. Mas é possível ganhar algumas horas a mais de uso com alguns truques. Veja, a seguir, catorze dicas para prolongar a duração da carga da bateria no iPhone . Algumas delas valem também para o iPad e o iPod touch.
O GPS é um voraz consumidor de energia. Se a carga da bateria está indo embora muito rapidamente, convém conferir se ele não está ligado (o que é indicado pela setinha triangular na barrinha superior do iPhone). Se estiver e você não precisar dele no momento, pode fechar o aplicativo que está usando esse recurso ou desativá-lo. Também pode impedir certos apps de usar serviços de localização. Veremos como fazer isso a seguir.
Para identificar o aplicativo que está usando o GPS, abra o app Ajustes. Toque em Privacidade e, em seguida, em Serv. Localização. Na lista de aplicativos, uma setinha roxa vai assinalar aquele que mantém ativos os serviços de localização (que incluem posicionamento por satélite, pela rede celular e via Wi-Fi). Nessa página, você pode definir quais aplicativos terão permissão para usá-los. Também pode desativar completamente esses serviços (ao alto).
Além dos aplicativos de navegação, há vários outros que usam o GPS. Alguns exemplos são apps sociais como Facebook, Foursquare e Highlight; registradores de corrida como o RunKeeper; e o Google Now, ferramenta que é parte do app Pesquisa Google (nesta imagem). O Now pode ser desativado nas configurações do app. Você também pode fechar qualquer aplicativo dando um duplo clique no botão Home e tocando no sinal de menos junto ao ícone correspondente.
Se você está fora de casa e não vai conectar seu iPhone a nenhum hotspot, pode desligar a conexão Wi-Fi (essa é uma das primeiras opções listadas no app Ajustes) para poupar bateria. Com o Wi-Fi ligado, o smartphone fica procurando um ponto de acesso (como o da foto) para se conectar, o que consome energia.
O que dissemos sobre o Wi-Fi também vale para o Bluetooth. Se você não vai usar esse recurso, pode desligá-lo para economizar energia. Assim, o iPhone não vai ficar procurando outros aparelhos com Bluetooth para se conectar. A opção aparece logo no início ao abrir o app Ajustes.
Se você quer manter o smartphone ligado para receber e fazer ligações de voz mas não pretende acessar a internet, pode reduzir o consumo de energia desligando a conexão 3G. Para isso, no iPhone, abra o app Ajustes, toque em Geral e, em seguida, em Celular. Nessa tela, você pode desativar o roaming de dados e a conexão 3G; e até desligar completamente o acesso a dados.
Você já deve ter notado que, cada vez que chega uma notificação, a tela do iPhone se acende. Dependendo das configurações, o smartphone pode também vibrar ou emitir um alerta sonoro. Além disso, a maioria dos apps precisa consultar um servidor na internet para verificar se há algo a ser notificado. Tudo isso consome energia. Uma maneira de economizar é acionar o modo Não Perturbe no app Ajustes. Ele vai suprimir os avisos até que seja desativado.
Você está num lugar onde não há sinal de celular? O iPhone vai fazer seguidas tentativas de encontrar uma rede e vai consumir energia nesse processo. Para evitar isso, abra o app Ajustes e coloque-o no modo Avião. Nesse modo, o consumo de energia é muito baixo. Você não vai poder, claro, receber chamadas no modo Avião. Mas é possível usar o Wi-Fi nesse modo. Basta ativá-lo no app Ajustes depois de acionar o modo Avião.
Você pode reduzir o tempo de bloqueio automático do iPhone para economizar energia. No App Ajustes, toque em Geral e, depois, em Bloqueio Automático. Escolha, então o tempo desejado. Quanto menor o tempo, menos energia será gasta para manter a tela acesa. Lembre-se, também, de desligar a tela manualmente (com um toque no botão Liga/Desliga) quando terminar de usar o smartphone.
Uma dica habitual de economia de energia em dispositivos móveis é reduzir a luminosidade da tela. No iPhone, a economia obtida é pequena. Mas, se você precisa mesmo poupar cada miliampere-hora de carga da bateria, pode tentar essa opção. Abra o app Ajustes e toque em Brilho e Imagem de Fundo. Desmarque a opção Brilho Automático e reduza a luminosidade na barrinha logo acima.
Se você está incomodado com a pouca duração da carga da bateria, um app como o Battery Doctor (que tem versões específicas para iPhone e iPad ) pode ajudar. Ele fornece uma estimativa da carga restante, faz um diagnóstico de que aplicativos e recursos estão gastando mais energia e mostra como desativá-los. Ele também indica qual é o tempo de carregamento restante até que a bateria fique 100% abastecida. E ainda traz dicas (em inglês) sobre como economizar energia.
Se você precisa mesmo usar o iPhone por muito tempo longe das tomadas, levar uma bateria auxiliar é uma opção. Ela poderá ser usada para recarregar o smartphone quando a carga da bateria interna acabar. A Duracell Instant, que serve para qualquer smartphone com conexão USB, custa cerca de 80 reais. A Mophie Juice Pack, em forma de capinha, pode ser encontrada por preços desde 300 reais (há vários modelos, como o desta imagem).
Um acessório útil para qualquer smartphone é um carregador para carro. Esse dispositivo funciona acoplado à tomada para acendedor de cigarro do carro. Depois, basta ligar o cabo de dados do smartphone a ele. Assim, você pode recarregar o aparelho enquanto se locomove. O acessório pode ser encontrado por menos de 20 reais.
Em viagens aéreas, convém levar, na bagagem de mão, um carregador, um cabo de dados e, dependendo do destino, um adaptador de tomada. Pode ser útil no aeroporto (muitos têm tomadas para recarga de gadgets) e até no avião (alguns têm conectores USB nas poltronas).
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroportoVendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornalO paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo