10 recursos tecnológicos do novo Land Rover Discovery

Veja o que há na versão First Edition desse 4x4
 (Victor Caputo/Site Exame)
(Victor Caputo/Site Exame)
Por Lucas AgrelaPublicado em 27/09/2017 05:55 | Última atualização em 27/09/2017 05:55Tempo de Leitura: 6 min de leitura

São Paulo – A nova Land Rover Discovery é um carro que busca aliar tecnologia, conforto e a potência de um 4x4. O veículo possui uma série de recursos tecnológicos que auxiliam a condução e deixam a experiência de dirigir mais simples.

EXAME testou a versão First Edition do novo carro por uma semana e selecionou os recursos mais interessantes dessa Land Rover, que custa a partir de 363 mil reais. Confira a seguir.

Chave de pulso

O veículo tem uma chave em formato de pulseira chamada Activity Key. Com ela no pulso, basta aproximá-la da letra D de Discovery no porta-malas para trancar o carro. Para abri-lo, basta repetir o procedimento pressionando o botão de abertura do porta-malas ao mesmo tempo.

Teste Land Rover Discovery First Edition 2018

- (Victor Caputo/Site Exame)

Se você usar a pulseira no braço direito, será confuso realizar esse movimento, já que a letra D e o botão do porta-malas ficam em lados opostos. A dica é usar a pulseira no braço esquerdo para facilitar o movimento de abertura do veículo.

Teste Land Rover Discovery First Edition 2018

- (Victor Caputo/Site Exame)

A chave normal, que tem sensor de presença, pode ser deixada dentro do veículo para que você não precise levar a chave no bolso ou na mão quando for, por exemplo, surfar ou correr.

Controle de altura da suspensão

A Discovery tem um sistema de suspensão pneumática. Ela é útil para quando você for carregar muito peso no carro. Acionando o recurso no console ou nos controles do porta-malas, o carro fica mais alto para evitar problemas com lombadas quando o carro estiver carregado.

Teste Land Rover Discovery First Edition 2018

- (Victor Caputo/Site Exame)

Fora isso, ele usa esse recurso para facilitar a sua descida do veículo, baixando a altura do carro em 4 cm–o que impressiona quem o vê sair do carro.

Bancos retráteis

Teste Land Rover Discovery First Edition 2018

- (Victor Caputo/Site Exame)

Ter bancos retráteis é um recurso manjado, mas a Discovery faz isso automaticamente. Basta apertar um botão que fica no porta-malas ou nos próprios bancos para abrir um espaço enorme para carregar móveis ou caixas de uma pequena mudança.

Assistente de descida

Quando o recurso estiver ligado, você pode deixar de acelerar ou frear e o carro vai descer sozinho uma ladeira que seja difícil ou esteja sob condições adversas. A velocidade é limitada, mas essa automatização tira a preocupação do motorista, que passa a ser um supervisor de condução nessa situação.

Modos de condução

Há modos diferentes de condução na Discovery, que adaptam o veículo para neve, chuva ou pedras. Ou seja, esse é um carro para off-road e situações extremas, ao mesmo tempo que oferece ao motorista conforto e tecnologia.

Teste Land Rover Discovery First Edition 2018

- (Victor Caputo/Site Exame)

Deixando o modo automático ligado, o carro detecta sozinho o solo pelo qual está passando e você não precisa se preocupar, basta dirigir. Com isso, você não precisa ser especialista em off-road para colocar o carro em situações desafiadoras.

Câmbio

Teste Land Rover Discovery First Edition 2018

- (Victor Caputo/Site Exame)

O cambio automático desse Land Rover tem oito marchas. Em nossos testes, a rotação do motor ficou baixa, por volta de 1.500, mesmo quando estávamos a 100 km/h.

Cambio-Land-Rover-Discovery-First-Edition

- (Land Rover/Divulgação)

Além disso, há um modo esportivo com marchas ao estilo borboleta para quando você quiser dirigir o carro esticando mais as marchas ou simplesmente para sentir como o motor se comporta quando o cambio é gerenciado por você.

Energia

O carro tem diversos pontos de energia, alguns de 12v, para conectar os seus aparelhos eletrônicos e não ficar sem bateria no celular ou notebook.

TV digital

O painel multimídia da Discovery vem com TV digital. A qualidade do sinal varia muito dependendo da região em que você estiver. No entanto, não é possível assistir à TV enquanto você dirige. Ao iniciar a movimentação, a imagem some do painel, deixando apenas o áudio ativo.

HDMI

O carro tem porta HDMI para transmitir imagens para a tela do painel multimídia. Lá, você pode ver vídeos que reproduzir a partir de um notebook ou outros dispositivos.

Manobras

Teste Land Rover Discovery First Edition 2018

- (Victor Caputo/Site Exame)

Manobrar um carro do tamanho da Discovery é uma tarefa para motoristas experientes e cuidadosos. Alguns recursos ajudam nessa tarefa. Ao acionar o botão P do painel, o carro começa a escanear o ambiente para encontrar vagas na perpendicular ou em paralelo.

Teste Land Rover Discovery First Edition 2018

- (Victor Caputo/Site Exame)

Ao encontrá-la, você pode usar recursos como a projeção 360 graus do ambiente e os sensores que alertam quanto a batidas iminentes.

Outros pontos sobre o carro

Sentar-se nos bancos traseiros do veículo é difícil. O ideal é baixar todos os bancos do meio para que as pessoas entrem no carro. No entanto, quem tem cerca de 1.80m já pode se sentir apertado no fundão. Fora isso, há o balanço acima da média para os demais assentos, por conta dos passageiros estarem sobre o eixo traseiro do veículo.

Na cidade, o veículo consumiu entre 9 e 10 km/l de diesel. Já em uma viagem de 100 km, ele fez 12 km/l, em média, mas houve um pico de eficiência de 19,9 km/l. O painel multimídia mostra o consumo de combustível em cada viagem. A capacidade do tanque de combustível é de 85 litros e a autonomia é de 800 km.

Teste Land Rover Discovery First Edition 2018

- (Victor Caputo/Site Exame)

Para viagens mais longas, ter uma geladeira de bordo é conveniente e a Land Rover percebeu isso. O Discovery tem uma pequena geladeira que permite deixar refrigerados os seus alimentos ou bebidas.

Apesar de haver um sistema automático de acendimento de faróis, fez falta no carro a possibilidade de desligar automaticamente as luzes quando elas estiverem ligadas manualmente. Um alerta sonoro é emitido para lembrar o motorista de desligá-las.

A Discovery First Edition –limitada a 55 unidades– usada neste teste custa 469 mil reais. Mais simples, outras versões custam de 363 mil e a 429 mil reais.