Minhas Finanças

Título Tesouro IPCA é a melhor opção para a aposentadoria?

Especialista responde se investir em títulos públicos atrelados à inflação é a estratégia mais acertada para a aposentadoria


	Investir em títulos públicos com rentabilidade vinculada à inflação e taxas de juros oferece uma boa rentabilidade, acima de 7% ao ano
 (Goodluz/Thinkstock)

Investir em títulos públicos com rentabilidade vinculada à inflação e taxas de juros oferece uma boa rentabilidade, acima de 7% ao ano (Goodluz/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2016 às 05h00.

Dúvida do internauta: Tenho 34 anos e invisto em títulos Tesouro IPCA+ com vencimento em 2035. Meu objetivo é formar uma reserva para a aposentadoria. Gostaria de saber se estou no caminho correto ou se é melhor buscar outras opções de investimento.

Resposta de Fernando Meibak*

Você está no caminho correto ao ter escolhido investir em títulos do Tesouro Nacional. Os títulos Tesouro IPCA+ 2035 (antigas NTN-Bs) são uma boa opção para a aposentadoria. Esses papéis rendem a inflação medida pelo IPCA mais juros e oferecem retornos acima de 7% ao ano mais inflação – uma rentabilidade que pode ser considerada excepcional.

Não há nenhuma necessidade de se correr riscos no Brasil para obter retornos elevados: os títulos do Tesouro são as aplicações de renda fixa mais conservadoras existentes no mercado e oferecem uma ótima rentabilidade.

Há diversos problemas na economia, resultados fiscais ruins, grave crise política, etc., mas não vejo preocupação com o risco do Tesouro Nacional (veja se o Tesouro Direto é um investimento 100% seguro).

Portanto, não se influencie pelos extratos mensais, que irão indicar eventuais desvalorizações dos títulos por conta do efeito contábil que chamamos de marcação a mercado (entenda como esse efeito influencia na rentabilidade dos títulos). Você apenas terá perdas caso venda os papéis antes do vencimento.

Como você investe pensando no longo prazo, irá obter uma taxa média de retorno ao longo do prazo de investimento que irá refletir os juros reais praticados durante esse período.

Parabéns por se preocupar em ter uma reserva financeira de longo prazo e começar a planejar a sua aposentadoria ainda jovem. Infelizmente, muitos brasileiros não costumam ter esse comportamento, que certamente irá gerar bons resultados. 

Confira o passo a passo para investir no Tesouro Direto.

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasAposentadoriadicas-de-financas-pessoaisImigraçãoMercado financeirorenda-fixarenda-pessoalTesouro DiretoTítulos públicos

Mais de Minhas Finanças

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024