EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 28 de março de 2016 às 12h13.
Na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” entram os rendimentos que não sofrem incidência de Imposto de Renda. Alguns exemplos são: valores recebidos pela rescisão do contrato de trabalho, valores recebidos por doação (como mesadas) e o rendimento da caderneta de poupança (apenas o rendimento, já que o saldo deve ser declarado na ficha "Bens e Direitos").
Como declarar poupança no Imposto de Renda 2016
Para declarar esses tipos de rendimentos, basta abrir a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, no menu ao lado esquerdo do programa, e informar o valor no código correspondente. O código para doações é o 10, já o código para indenizações por rescisão de contrato é o 03 e o rendimento da poupança entra no código 08.
Para inserir as informações em seus respectivos códigos, clique no ícone que tem a imagem de um cifrão.
Para declarar uma doação recebida, por exemplo, selecione o código 10 e na janela que esse abrirá clique em “Novo”.
Em seguida, preencha os campos em branco. Na primeira linha é preciso selecionar o tipo de beneficiário daquela doação (se é o próprio titular da declaração ou um dependente), depois informe o CPF do doador, seu nome, o valor doado e clique em OK.
Ir para o próximo passo: Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva
Esta página faz parte do Guia do IRPF 2016, de EXAME.com, elaborado em parceria com Rodrigo Paixão e Thiago Mirales, sócios da Atlas Tax Consulting. Clique aqui para ver o índice geral do guia.