O que é seguro prestamista? E para que serve?
No momento em que você adquire um bem por meio de um financiamento, ou obtém um crédito em alguma instituição financeira, existe um risco para os dois lados: a chamada inadimplência
Da Redação
Publicado em 22 de março de 2021 às 16h11.
Última atualização em 4 de maio de 2021 às 17h02.
No momento em que você adquire um bem por meio de um financiamento, ou obtém um crédito em alguma instituição financeira, existe um risco para os dois lados: a chamada inadimplência.
Os motivos para alguém deixar de pagar uma dívida são diversos e o seguro prestamista é uma garantia de que os valores devidos serão quitados pela seguradora, o que traz tranquilidade para a instituição que receberá o valor concedido ao cliente e para você que terá a garantia de quitação de seus débitos.
Como funciona o seguro prestamista?
Esta é uma modalidade que concede ao segurado a quitação total ou parcial de sua dívida junto à empresa em que elesolicitou o crédito ou o financiamentoem casos de impossibilidade de pagamento das mensalidades por algum imprevisto.
É uma proteção extra para que quem comprou um bem de forma parcelada, pois evitaque ocorra suaperda, como pode acontecer em um financiamento comum, no qual a instituição financeira requer a devolução do objeto financiado para evitar maiores prejuízos.
Sendo assim, o seguro prestamista beneficia, em primeiro lugar o credor, que recebe osvalores referentes ao que falta ser pago,e, depois,ao clienteque tem sua dívidaquitada.
Mas, quais seriam os casos de cobertura desse tipo de seguro?
A resposta é bem simples. O seguro prestamista pode ser acionado nos casos de morte do segurado, de invalidez temporária ou permanente, da perda do emprego ou da renda de forma inesperada.
Nas situações relatadas ou constantes em contrato, a seguradora efetua a quitaçãodos débitose o segurado não precisa se preocupar de que sua famíliaseja obrigada a assumir as prestações em aberto no caso de seu falecimento ou invalidez.
Para que serve o seguro prestamista?
A contratação pode ser feita nos seguintes casos:
- Compra de um bem (imóvel, carro, moto, eletrodomésticos etc.);
- Empréstimos pessoais ou consignados junto a bancos ou instituições financeiras;
- Consórcios;
- Cobertura de cheque especial;
- Cobertura do saldo devedor do cartão de crédito.
Esse tipo de seguro, no entanto, não pode ser adquirido diretamente pelo cliente. Ele pode optar por contratá-lo se o banco, a loja ou a instituição que fornece o crédito tiver uma parceria com a seguradora.
Casoofereçam a você um seguro prestamista, lembre-se de que é uma opçãoválidapara garantira quitação de suas dívidasse houver algum imprevisto.