As líderes e empresas com melhor reputação no Brasil em 2021

Lista de líderes com mais reputação no Brasil tem recorde de mulheres no top 10. Empresas de tecnologia também são destaque positivo
 (Exame/Germano Lüders)
(Exame/Germano Lüders)
Por Victor SenaPublicado em 23/03/2022 15:00 | Última atualização em 22/03/2022 21:28Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Até 2022, a lista dos líderes com mais reputação do país, de acordo com a consultoria espanhola Merco,  só tinha espaço para uma mulher: Luiza Helena Trajano, a presidente do conselho do Magazine Luiza. A edição deste ano da pesquisa, publicada no mês de março há pelo menos dez anos, trouxe algumas novidades.

A principal delas foi a entrada de duas mulheres no seleto grupo das dez mais admiradas do país: Paula Bellizia, ex-Microsoft e Google e atualmente principal executiva do unicórnio de meios de pagamentos Ebanx, e Cristina Junqueira, do banco digital Nubank, saltaram dezenas de posições desde a edição passada e, hoje, ocupam a sexta e a décima posição, respectivamente.

Quer investir na bolsa e não sabe como? Aprenda tudo com a EXAME Academy

A popularidade de Junqueira aumentou, principalmente, pela expansão do banco digital. Em 2021, o banco abriu o capital, expandiu o número de clientes em 50% entre 2020 e 2021 e tem investido na agenda de diversidade. No caso de Paula Bellizia, que chegou ao Ebanx em fevereiro, a avaliação positiva vem na esteira da passagem pelo Google em 2021. Agora a nova CEO deve tocar a expansão do Ebanx pela América Latina. Luiza Helena Trajano está em primeiro lugar desde 2017.

Apesar do movimento de mais representação feminina, o ranking de líderes com mais reputação ainda é essencialmente masculino. Entre os 100, são apenas 11 mulheres. Os números refletem a baixa presença de mulheres no comando de empresas no Brasil e no mundo. Dados da BR Rating, agência de rating de governança corporativa, mostram que elas são CEOs de apenas 3,5% das empresas do país. A notícia boa nesta edição é que todas as 11 mulheres subiram posições no ranking, ganhando mais destaque.

O levantamento da Merco levou em consideração mais de 700 opiniões de líderes empresariais, jornalistas e especialistas em marketing. A pesquisa avaliou também empresas com boa reputação. O ranking de 2021 mostra uma consolidação: Natura, Magazine Luiza e Ambev seguem líderes. Entre as novidades, a estreia de Mercado Livre e Netflix mostra a força crescente do marketing dos negócios de tecnologia.   

(Arte/Exame)