Revista Exame

Hits da estação: música, filmes e livros para as férias de verão

A Casual EXAME separou uma lista de títulos para aproveitar nos dias de recesso e nas férias de verão

 (Divulgação/Divulgação)

(Divulgação/Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 18 de dezembro de 2025 às 06h00.

Última atualização em 18 de dezembro de 2025 às 10h53.

Vai entrar de recesso ou entrou de férias? Boa séries, filmes e livros são os acompanhantes ideais do verão.

Abaixo, a Casual EXAME separou uma lista com os principais títulos para aproveitar nesse momento. Confira:


Avatar: Fogo e Cinzas

Três anos se passaram desde a estreia de Avatar: O Caminho da Água. Agora, a obsessão de James Cameron com esse universo fantástico retorna para o terceiro longa-metragem da franquia, Avatar: Fogo e Cinzas.

No novo filme, o destaque vai para Stephen Lang, de volta ao papel do vilão Coronel Miles Quaritch.

“O que me guia para mais um filme é a fé e a confiança plena em Cameron. Ele tem um controle admirável sobre o personagem [Quaritch] ao longo de todos esses anos”, disse o ator em entrevista à Casual EXAME. “Nós navegamos pelo terreno emocional desse cara da mesma forma que navegaríamos pelo de Jake Sully ou qualquer outro. Vemos o humano nesse vilão por causa dele.”

A complexidade das tramas entremeadas na narrativa mostra a habilidade de Cameron com a unidade da obra. Em Avatar: Fogo e Cinzas, são mais de dez núcleos coexistindo juntos.

Estreia em 18 de dezembro de 2025 | Com Zoë Saldanha, Stephen Lang e Sam Worthington  | Direção: James Cameron


2. Alma lusitana

Entre os hits do verão, prepare-se para ouvir a cantora e compositora portuguesa Carminho, que lançou recentemente o álbum Eu Vou Morrer de Amor ou Resistir, com oito faixas autorais e 11 no total em disco e vinil pela Sony Music.

Carminho é uma das artistas camaleoas de sua geração. Apesar de ser mais conhecida pelo fado, ela também canta gêneros como jazz, pop, bossa nova e até música popular brasileira, fruto da extensa relação que ela construiu com o Brasil. Entre as parcerias de sucesso estão gravações com Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso e a família Jobim. Agora, ao fim do ano, acaba de fazer uma parceria com a Rosalía para a música Memória, do álbum LUX.

Disponível nas plataformas digitais


3. Na lista da Dua Lipa

Quem é fã das músicas de Dua Lipa talvez não saiba, mas a cantora mantém um clube do livro online ativo desde 2023 com milhões de seguidores.

A comunidade faz parte da plataforma Service95, que funciona como uma espécie de concierge cultural e traz dicas da popstar. Em terceiro lugar na lista dos livros traduzidos favoritos da autora está  Mau Hábito, de Alana S. Portero.

Considerado o romance do ano de 2023 na Espanha, a obra insere o universo kitsch de Almodóvar em um relato de uma adolescente que cresce em um corpo que não sabe habitar, em um bairro operário durante a movida madrileña dos anos 1980.

Editora Record | 64,90 reais (e-book 13,96 reais)


4. Roma ou Paris?

Depois de explorar Paris por quatro temporadas, Emily in Paris está oficialmente em Roma para a quinta temporada.

Sucesso da Netflix, o quinto ano da série explora o novo affair da personagem de Lily Collins em algumas das paisagens mais bonitas da capital italiana e finaliza uma narrativa que mistura ascensão profissional, romance e turismo.

Nos novos episódios, à frente da filial da Agence Grateau, Emily sente que a vida flui melhor na Itália. Mas, quando tudo parece estar se encaixando, uma ideia de trabalho dá errado, e as consequências se transformam em desgosto.

Estreia em 18 de dezembro de 2025, na Netflix |com Lily Collins, Lucas Bravo e Ashley Park | Criação: Darren Star


5. Sucesso nacional

Para ler nas férias, fica a recomendação da única obra brasileira contemporânea a entrar na lista dos 100 livros mais notáveis de 2025 do jornal The New York Times. Suíte Tóquio, de Giovana Madalosso, conta a história de Maju, uma babá que leva Cora, a menina que ela cuida, em uma viagem de ônibus, e elas simplesmente desaparecem. A mãe da garota, Fernanda, bem-sucedida e imersa em uma crise existencial, demora a perceber o desaparecimento da própria filha. O livro é uma imersão em sentimentos como culpa, insatisfação e medo do novo, que nos faz refletir sobre o sentido das coisas e as prioridades de cada um.

Editora Todavia | 84,90 reais (e-book 56,90 reais)


6. Amor no palco

Em janeiro, volta aos palcos do Teatro Bradesco a peça Um Dia Muito Especial, estrelada por Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall. A peça é uma adaptação do filme homônimo estrelado por Sophia Loren e Marcello Mastroianni em 1977. Narra a tocante história de um homem e uma mulher com vidas opostas, que se encontram por acaso e discutem o amor, a vida e as forças que unem e afastam as pessoas. Esta é a segunda vez que a história é encenada nos teatros brasileiros. A atual montagem leva direção e adaptação de Alexandre Reinecke e tradução de Célia Tolentino.

10 de janeiro de 2026, no Teatro Bradesco Bourbon Shopping | Rua Palestra Itália, 500, 3o piso, Perdizes, São Paulo, SP | Ingressos a partir de 60 reais

Acompanhe tudo sobre:1282

Mais de Revista Exame

Bom para cachorro: como uma pousada criou um negócio pensando nos pets

Este foi o ano do varejo na bolsa — se a Selic cair, 2026 será ainda melhor

A volta do clericot? No verão, bebida vira desejo do brasileiro

O CFO assume a cadeira ESG?