Revista Exame

No Brasil, generosidade de país rico

Uma pesquisa exclusiva revela que, para fazer o bem, as empresas brasileiras estão tão dispostas a compartilhar parte de seus lucros quanto as americanas

Biblioteca mantida pela Suzano na Bahia: investimento privado no combate ao analfabetismo funcional (Ricardo Teles/EXAME.com)

Biblioteca mantida pela Suzano na Bahia: investimento privado no combate ao analfabetismo funcional (Ricardo Teles/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 11h39.

As crianças da foto abaixo moram no município de Mucuri, na Bahia, e não estão em uma escola pública. A biblioteca, na qual elas se divertem com livros, foi montada pela Suzano Papel e Celulose, e faz parte do Ler É Preciso, programa que a empresa criou para combater o chamado analfabetismo funcional — deficiências na capacidade de ler e compreender o que se lê —, uma condição que atinge 15% da população brasileira entre 15 e 24 anos de idade. No total, são 84 bibliotecas em 11 estados do país que recebem mensalmente cerca de 40 000 crianças, jovens e adultos. O Ler É Preciso é apenas uma das iniciativas da Suzano, que no ano passado investiu 28 milhões de reais em programas voluntários com foco não só em educação mas também em temas como meio ambiente e geração de renda. Um valor que correspondeu a 3,09% de seu lucro bruto em 2009.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:DoaçõesEdição 0981gestao-de-negociosLiderançaONGsTreinamento

Mais de Revista Exame

Com o consumo de vinho em queda no mundo, Brasil se torna porto seguro para vinícolas

Ela saiu do vermelho com essas duas estratégias e hoje mira faturamento de R$ 150 milhões

Conheça duas leituras essenciais para evitar a crise dentro da sua empresa

Como gerir melhor o caixa? Veja startups que podem ajudar sua empresa