Revista Exame

Da promessa à realidade

Incorporada por empresas dos mais diversos setores, a inteligência artificial mudou a rotina de fábricas, solucionou nós logísticos, deu origem a produtos mais relevantes e revolucionou a experiência dos consumidores

Albert Einstein, em São Paulo: das 89 soluções de IA desenvolvidas, 60 fazem parte do dia a dia do hospital (Egberto Nogueira/imãfotogaleria/Divulgação)

Albert Einstein, em São Paulo: das 89 soluções de IA desenvolvidas, 60 fazem parte do dia a dia do hospital (Egberto Nogueira/imãfotogaleria/Divulgação)

Daniel Salles
Daniel Salles

Repórter

Publicado em 15 de agosto de 2024 às 06h00.

“Gerações” exemplifica uma das inúmeras possibilidades de uso da IA generativa pelas empresas. “Quando essa tecnologia surgiu, a Volkswagen decidiu que só iria utilizá-la se houvesse conexão direta com os negócios”, lembra Fernando de Andrade, gerente-executivo de tech foundation da montadora. “Em seguida, mapeamos todas as áreas que poderiam fazer uso dela”. As linhas de produção, por exemplo, passaram a ser monitoradas por câmeras que estão nas mãos da IA. Caso ela identifique algum defeito de fabricação, o processo é interrompido até a correção do problema.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:exame-ceo

Mais de Revista Exame

Com o consumo de vinho em queda no mundo, Brasil se torna porto seguro para vinícolas

Ela saiu do vermelho com essas duas estratégias e hoje mira faturamento de R$ 150 milhões

Conheça duas leituras essenciais para evitar a crise dentro da sua empresa

Como gerir melhor o caixa? Veja startups que podem ajudar sua empresa