Depois de quase perder tudo, empresário muda de área e hoje fatura R$ 600 milhões
Rogério Gabriel quase perdeu o negócio com a disrupção no varejo de eletrônicos. Foi o pontapé inicial para a rede de cursos MoveEdu, que fatura R$ 600 milhões
Modo escuro
Rogério Gabriel, da MoveEdu: autoestima e rede de apoio para suportar uma crise (Divulgação/Divulgação)
Publicado em 22 de julho de 2022, 06h00.
O empresário Rogério Gabriel é dono da MoveEdu, uma rede de franquias com mais de 1.000 escolas e faturamento anual beirando 600 milhões de reais em 2022. Por ano, 500.000 estudam nas quatro marcas do grupo: Prepara Cursos, Microlins, People e Ensina Mais. O formato começou a sair do papel nos anos 2000, quando Gabriel precisou reinventar-se como empreendedor. Até então, Gabriel era dono da Precisão Informática, loja de suprimentos com dez unidades no interior paulista.
O avanço de magazines online, como a Americanas.com, colocou o modelo em xeque. “Perdemos margem e volume de vendas, e o negócio foi se espremendo”, diz ele, que fechou metade das lojas e contraiu dívidas para salvar o negócio. O sufoco só não foi maior porque a procura pelo serviço de pós-venda, com treinamento para as empresas sobre como usar as máquinas, só crescia. Em 2004, veio o ponto de virada, com o retrofit de uma loja da Precisão numa espécie de cursinho de informática. Era o início da Prepara, embrião da MoveEdu. Hoje a empresa oferece cursos de tecnologia, gestão, marketing, inglês, entre outros, com foco no público de baixa renda em busca do primeiro emprego.
Para fazer a transformação de que sua empresa precisava, Gabriel olhou primeiro para si mesmo. “Manter a autoestima elevada e contar com uma rede de apoio é fundamental em momentos de crise”, diz. Depois de cuidar de si, o empreendedor iniciou os movimentos necessários para salvar seu negócio. Visitou escolas e conversou com quem atuava no ramo, até se convencer de que investir em educação seria um bom caminho. Em 2017, a Prepara comprou as marcas Microlins, SOS e People da companhia britânica Pearson.
Gabriel aprendeu muito nos tempos bicudos. Hoje ele procura se manter atento às tendências de mercado, por meio da participação em entidades como a ABF, associação de franquias, e a Endeavor, rede de empreendedores. Com os insights desses fóruns, Gabriel faz o planejamento estratégico do negócio, que é revisado de tempos em tempos para eventuais ajustes de rota. Nas finanças, o aprendizado é bem objetivo. “É preciso respeitar o caixa. Uma empresa pode ficar anos sem lucro, mas sobrevive poucos meses sem caixa”, diz. Hoje a MoveEdu convive com outra grande mudança no mercado: o avanço do digital na pandemia. Dessa vez, Gabriel foi rápido no gatilho: já em 2020 a MoveEdu passou a oferecer cursos online.
Últimas Notícias
Pré-candidato à reeleição, prefeito de SP se define como 'verdadeiramente de centro'
Há 12 horasBrilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo
Há 13 horasQuer ser um bom vendedor? Livro ensina melhores técnicas de venda para conquistar clientes
Há 13 horasBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais