Como foi feita a pesquisa de ações mais indicadas para 2014

Veja como foram selecionadas as 12 ações da reportagem

São Paulo - EXAME consultou 30 entre as principais corretoras do país para saber quais ações são as mais indicadas para este ano (veja a lista das corretoras abaixo). A lista das principais recomendações foi cruzada com um levantamento da consultoria Economática, que separou os papéis mais baratos dos mais caros da bolsa.

Para fazer isso, a Economática calculou o índice Preço-Lucro (P/L), que mede a relação entre o preço da ação e o lucro da empresa, de todas as companhias do mercado. Comparou os resultados com as médias de seus setores – as ações mais baratas têm um P/L inferior ao do setor.

As dez ações que aparecem na reportagem são as mais indicadas pelas corretoras e que estão baratas numa comparação setorial

A exceção a essa regra são os papéis do Itaú, que estão mais caros nessa comparação setorial porque a média do setor financeiro inclui os bancos médios, que têm um P/L inferior.

Além disso, não há comparação sobre a BB Seguridade, porque a seguradora abriu capital há menos de um ano e a Economática não tem seu histórico para calcular.

Lista de corretoras consultadas:

Ativa Corretora

Bradesco

Brasil Plural

Coinvalores

Concórdia

Corval

Empiricus Research

Fator

Geração Futuro

Gradual

Guide

H. Commcor

Itaú BBA

Lerosa

Magliano

Planner

Rico

Santander

Sita CCVM

SLW

Socopa

Solidez

Solidus CCVM

Souza Barros

Spinelli

UBS

Um Investimentos

Walpires

Wintrade Alpes

XP Investimentos

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.