Revista Exame

Dados & Ideias – Economia brasileira pode voltar com tudo em 2020

Os dados do Itaú mostram que a economia brasileira só vai atingir sua plenitude novamente em 2020.

Indústria brasileira: a alta ociosidade mostra que a economia está muito aquém do tamanho potencial (Eduardo Knapp/Folhapress/Exame)

Indústria brasileira: a alta ociosidade mostra que a economia está muito aquém do tamanho potencial (Eduardo Knapp/Folhapress/Exame)

FF

Flávia Furlan

Publicado em 1 de março de 2018 às 05h17.

Última atualização em 2 de agosto de 2018 às 15h52.

Entre as muitas marcas deixadas pela crise no país, eis mais uma: a economia brasileira está mais distante de seu tamanho potencial desde a década de 60, segundo um estudo do banco Itaú. O pior momento anterior foi em 1992. Os dados consideram estimativas dos valores do produto interno bruto verificado e os do produto potencial. Esse indicador trata do desempenho da atividade econômica que não cria ociosidade nem sofre de falta de capacidade instalada. Em 2013, a economia cresceu 2,9% acima do potencial e, naquela época, eram comuns as filas de caminhões em portos causando prejuízos milionários. Três anos depois, com a forte crise, a economia ficou 5,3% abaixo do potencial, o que reflete a alta ociosidade da indústria e o grande número de desempregados no país. Calcula-se que em 2017 o produto interno bruto poderia ter chegado a 6,9 trilhões de reais, mas, dada a lenta recuperação, as estimativas apontam para uma geração de riqueza realizada de 6,6 trilhões de reais. Os dados do Itaú mostram que a economia só vai atingir sua plenitude novamente em 2020. “Para ser sustentável, o crescimento da economia deve ficar perto de seu potencial”, afirma Artur Passos, economista do Itaú. “E são necessárias reformas para modernizar o país e elevar essa capacidade de crescimento.”

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraRevista EXAME

Mais de Revista Exame

Oásis perene: como a dona da Riachuelo apoia oficinas de costura no sertão do RN

Instituto cultural de Porto Alegre atingido pela enchente prepara expansão e projeto de prevenção

Formas e funções: indicamos cinco gadgets para os seus momentos de lazer

Sem mau tempo: bar icônico de Porto Alegre retoma após enchente sem perder o bom-humor