Se você deseja ter sucesso nos negócios, não precisa apenas ser inteligente, precisa que os outros o percebam como inteligente (Imagem/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 21 de agosto de 2022 às 11h43.
Na vida profissional, o avanço muitas vezes não depende de quem é mais inteligente, mas de quem parece mais inteligente. É comum que posições de liderança vão para aqueles que projetam confiança.
E talvez você já tenha percebido que as reuniões tendem a ser monopolizadas por quem fala muito, e não necessariamente por quem tem as coisas mais interessantes a dizer.
Por isso, se você deseja ter sucesso nos negócios, não precisa apenas ser inteligente, precisa que os outros o percebam como inteligente.
Existem milhões de dicas e truques para maximizar sua inteligência e tirar o melhor proveito do seu cérebro. Mas e a outra parte da equação: como você maximiza não apenas o que você sabe, mas o que os outros pensam que você sabe? A ciência oferece respostas, compiladas pela colunista do site Inc., Jessica Stillman.
A revista California Management Review recentemente coroou seu melhor artigo do ano de 2022, um prêmio que “reconhece o artigo publicado durante o ano que fez a contribuição mais importante para a prática de gestão”.
O vencedor é um artigo de Dana Carney, psicóloga da Haas School of Business da Universidade de Berkeley, que aborda os truques de linguagem corporal mais úteis e validados por pesquisas que todo líder deveria conhecer.
“Seu comportamento tem um grande efeito sobre os outros – como eles se sentem sobre si mesmos, quão bem eles executam e se eles se sentem validados e incluídos”, diz Carney. Talvez a seção mais útil do artigo seja sobre como sinalizar aos outros que você é inteligente.
LEIA TAMBÉM
Há muitos conselhos não científicos por aí sobre como se vestir ou agir para parecer mais inteligente. O conselho de Carney é baseado em pesquisas, mas também é bastante simples. Tanto aqueles que são realmente inteligentes, quanto os que parecem inteligentes para os outros são os que parecem mais engajados, observa ela.
“Quando parecemos engajados, estimulados, interessados e conectados ao que os outros estão dizendo e fazendo, isso tende a refletir nossa inteligência e molda a percepção dos outros de quão inteligentes somos”, explica Carney. Então, como parecer mais engajado? Ela dá três dicas:
Em resumo, se você quer que os outros pensem que você é inteligente, concentre-se menos em pequenos detalhes de autoapresentação e mais em mostrar aos outros que você está ouvindo e pensando no que eles estão dizendo.
Importa muito menos se você está usando óculos ou usando palavras grandes ou pequenas, do que dar a impressão de que está profundamente interessado na conversa. Portanto, se você pretende parecer inteligente, concentre-se em parecer engajado.