Pop

Por que este clássico brasileiro lidera as vendas na Amazon dos EUA?

O livro de Machado de Assis, já muito conhecido no Brasil, está ganhando ainda mais fãs pelo mundo após viralizar no TikTok

 (Reprodução/Wikimedia Commons)

(Reprodução/Wikimedia Commons)

Publicado em 21 de maio de 2024 às 14h09.

Vez ou outra o Brasil viraliza nas redes sociais. Dessa vez, o responsável por isso foi ninguém mais ninguém menos que Machado de Assis. A escritora e podcaster americana Courtney Henning Novak foi ao TikTok indignada, querendo apenas uma resposta dos brasileiros.

“Preciso ter uma conversa com o pessoal do Brasil. Por que não me avisaram antes que este é o melhor livro já escrito? O que vou fazer do resto da minha vida depois que terminá-lo?”, questionou a americana por meio de um vídeo curto em seu perfil.

Ela falava de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", obra publicada pelo autor brasileiro em 1881. Tudo começou porque Courtney se propôs a ler um livro de cada lugar do mundo, seguindo a ordem alfabética da lista de países. Já na segunda letra do alfabeto, a americana se deparou com o livro de Machado de Assis.

"Eu acho que é o melhor livro que eu já li. Acho que é meu novo livro preferido. A experiência de ler este livro é muito prazerosa", disse ela no vídeo, que já ultrapassou 800 mil visualizações. Com tanto sucesso, a tradução para o inglês de 'Memórias Póstumas de Brás Cubas' é o livro mais vendido na Amazon na categoria ficção latino-americana e caribenha.

@courtneyhenningnovak

I absolutely LOVED the Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis, my pick for Brazil. Seriously, this might be my new favorite book. I will definitely be reading more books by this author and more Brazilian literature. #readaroundtheworld #booktok

♬ original sound - Courtney Henning Novak

A tradução lida por Courtney foi a da americana Flora Thompson-DeVeax para o inglês, que ficou muito feliz com a repercussão de sua versão da obra. "Fiquei feliz demais de ver alguém tendo a mesma reação que eu quando eu li 'Brás Cubas' pela primeira vez com meu português precário: espanto e indignação de não ter convivido com o Machado desde sempre", disse. 

Sobre o que é o livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas"?

A maior sacada de "Memórias Póstumas" é que o narrador do livro está morto. O personagem principal, Brás Cubas, conta sua própria história direto de seu túmulo. “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas", diz na dedicatória da obra, misturando humor e horror.

Pertencente a uma família rica do século XIX, Cubas começa narrando sua morte e enterro, onde apareceram apenas onze amigos. Em seguida ele relata diversos momentos de sua vida, desde eventos da sua infância, adolescência e fase adulta.

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" integra com frequência a lista de obras obrigatórias de vestibulares. O livro esteve na relação de livros da Fuvest, da Universidade de São Paulo (USP) de 2013 a 2019.

Acompanhe tudo sobre:Literatura

Mais de Pop

'Divertida Mente 2' estreia hoje no Brasil: 5 curiosidades que você talvez não saiba

'Três Espiãs Demais': saiba 4 curiosidades sobre o desenho, que ganhará série live-action em breve

Quando será o próximo eclipse solar total do Brasil? Veja data e como observar

Morre Donald Sutherland, o Snow de 'Jogos Vorazes', aos 88 anos

Mais na Exame