Pop

Pescador é resgatado dentro de freezer após 11 dias em alto mar

Depois de resgatado, o brasileiro foi levado à capital do Suriname e acabou ficando 16 dias preso porque não estava portando documentos ao entrar no país

Pescador é resgatado dentro de freezer no Oceano Atlântico (RecordTV/Reprodução)

Pescador é resgatado dentro de freezer no Oceano Atlântico (RecordTV/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2022 às 12h30.

Pescadores do Suriname encontraram o pescador brasileiro Romualdo Macedo Rodrigues, 44 anos, dentro de um freezer que estava boiando na água, em alto mar, em 11 de agosto. O homem estava há 11 dias à deriva, no meio do Oceano Atlântico, e havia se refugiado no eletrodoméstico após o barco que conduzia afundar.

Romualdo saiu do porto de Oiapoque, no Amapá, para pescar, e pretendia chegar até a Ilha dos Macacos, na Guiana Francesa. O problema é que o barco estava rachado e, conforme a água entrava, começou a afundar. Em entrevista para o Domingo Espetacular, da TV Record, o pescador conta que passou um dia tentando impedir o barco de afundar, mas não conseguiu.

Abrigar-se no freezer foi a única alternativa para Romualdo. "Quando eu vi que não tinha jeito, eu peguei o freezer e fui embora”, contou na entrevista. Durante 11 dias, além da fome e da sede, ele enfrentou o medo de ser atacado por tubarões. 

Romualdo foi encontrado em 11 de agosto, a cerca de 400 km da costa do Suriname, por um grupo de pescadores que viu o freezer boiando e, ao se aproximar, percebeu que havia uma pessoa dentro do eletrodoméstico. O brasileiro disse que sua vista “já estava se apagando” quando percebeu que havia um barco por perto e pediu ajuda.

Desidratado e com insolação, Romualdo foi resgatado e levado a Paramaribo, capital do Suriname, e recebeu os primeiros socorros. Mas, depois, foi detido pela polícia local por ter entrado no país sem documentos e ficou em uma cela por cerca de 16 dias como imigrante ilegal.

O pescador conseguiu ser repatriado e foi levado de avião para Belém (PA) com documentos especiais. Segundo o delegado Luís Carlos Porto, da Polícia Federal, ele está consciente, porém debilitado, e apresenta um quadro melhor do que o observado quando estava preso.

Acompanhe tudo sobre:Naufrágios

Mais de Pop

Como as empresas podem lucrar com as trends do Pinterest em 2026?

Como dois leilões de 150 itens de Amy Winehouse foram parar na Justiça

Qual será a próxima Stranger Things? Novo sucesso da Netflix pode ser coreano

Novo filme de Zendaya e Robert Pattinson ganha primeiro cartaz