Pop

Morre o diretor Norman Jewison, de ‘Feitiço da Lua’, aos 97 anos

Entre os filmes mais famosos de Jewiston estão "Um Violinista no Telhado" (1971) e "Os Russos estão chegando! Os Russos estão chegando!" (1966), que tiveram, juntos, 46 indicações ao Oscar

Indicado 26 vezes ao Oscar, Jewison fez história no cinema (George Pimentel/WireImage/Getty Images)

Indicado 26 vezes ao Oscar, Jewison fez história no cinema (George Pimentel/WireImage/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP e Redatora da Homepage

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 12h29.

No dia em que são anunciados os filmes indicados à 96ª edição do Oscar, morreu o tão reconhecido diretor de comédia Norman Jewison, aos 97 anos. A informação foi divulgada pelo assessor do cieneasta, Jeff Sanderson, na noite desta segunda-feira, 22.

Em nota à AFP, Sanferson afirmou que o diretor “morreu pacificamente neste sábado, 20 de janeiro de 2024, em sua casa. Indicado 46 vezes ao Oscar, Jewison fez história no cinema. “Seu legado irá perdurar por meio de seus filmes atemporais e das inúmeras pessoas e organizações que inspirou e seguirá inspirando por gerações”, reagiu o Centro Cinematográfico Canadense, fundado por Jewison em 1986.

História no cinema

Entre os filmes mais famosos de Jewiston estão "Um Violinista no Telhado" (1971) e "Os Russos estão chegando! Os Russos estão chegando!" (1966), que tiveram, juntos, 46 indicações ao Oscar. No total, o diretor conquistou com seus filmes 12 estatuetas.

Ao longo de sua carreira como cineasta, Jewiston foi indicado três vezes ao Oscar de Melhor Diretor, embora nunca tenha conseguido conquistar a estatueta. Ele foi homenageado pela Academia em 1999, no entanto, e recebeu o prêmio Irving Thalberg.

Acompanhe tudo sobre:MortesFilmes

Mais de Pop

Investidor quer repetir viagem ao Titanic para mostrar que é "segura"

Mariah Carey fará show em São Paulo, diz colunista; veja a data e ingressos

Aurora volta ao Brasil para show único em novembro; veja os preços dos ingressos

Casa do filme 'Esqueceram de Mim' está à venda nos EUA; valor impressiona

Mais na Exame