China cria mapa da Lua mais detalhado até hoje; saiba mais

O mapa é estruturado em exibição cilíndrica, onde é criada uma versão elíptica da Lua
 (Alexander Rieber/Getty Images)
(Alexander Rieber/Getty Images)
A
Antonio Souza

Publicado em 15/06/2022 às 10:45.

Última atualização em 15/06/2022 às 13:09.

Cientistas chineses, após 15 anos de estudo pelo Programa de Exploração Lunar da China, conseguiram produzir o mapa da Lua mais detalhado até agora. Em características geológicas, ele é bem diferente do produzido pela Nasa divulgado em março deste ano.

Esse mapa de alta resolução possui características estruturais da Lua e uma cronologia da superfície lunar. Para desenvolvê-lo, foram coletados dados de missões internacionais dos EUA, Japão e Índia.

Leia também: Fiocruz identifica subvariantes mais transmissíveis da Ômicron

Segundo a equipe de pesquisa responsável, o gráfico reflete a “evolução da crosta lunar sob processos, impactos catastróficos e atividades vulcânicas.” Neste mapa é possível identificar 12.341 crateras de impacto, 81 bacias de impacto, 17 categorias de rochas e 14 categorias de estruturas variadas.

Mapa da lua em formato elíptico desenvolvido pelos cientistas chineses (Academia Chinesa de Ciências.) NSSC/CASNSSC/CAS/Divulgação)

O mapa é estruturado em exibição cilíndrica (Mollweide), onde é criada uma versão elíptica da Lua. Além da possibilidade de visualizar as crateras e rochas lunares, também foram criadas projeções estereográficas, centradas nos polos sul e norte do satélite natural da Terra.

Ainda conforme a equipe, outros pesquisadores podem usar o novo trabalho para produzir mais um mapeamento geológico e chegar cada vez mais à realidade espacial da Lua. É possível fazer o download dos arquivos no site da Academia Chinesa de Ciências.

VEJA TAMBÉM: O que disse a inteligência artificial do Google que acredita ser humana