Pop

Asteroide potencialmente perigoso passará próximo à Terra nesta segunda-feira

Cálculos indicam que o asteroide tem entre 369 e 824 metros de diâmetro

Asteroide não ter riscos de colisão com a Terra (JUAN GARTNER/Getty Images)

Asteroide não ter riscos de colisão com a Terra (JUAN GARTNER/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 11 de junho de 2023 às 18h58.

Um asteroide considerado "potencialmente perigoso" passará perto da Terra nesta segunda-feira, 12, segundo informações do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Cneos, na sigla em inglês), da agência espacial dos Estados Unidos, Nasa.

De acordo com site Space Reference, que cataloga os objetos no espaço, o asteroide, batizado de 1994 XD (488453), deverá passar a 3,16 milhões de quilômetros do nosso planeta (ou oito vezes a distância da Terra com a Lua). 

Apesar de não ter riscos de colisão com a Terra, o nível de proximidade em escala espacial está dentro do limite para a Nasa classificá-lo como um "asteroide próximo da Terra (NEA, na sigla em ingês) e, portanto, um "asteroide potencialmente perigoso" (PHA, na sigla em inglês) também.

Qual é o tamanho do asteroide?

O tamanho do 1994 XD é incerto. Mas, com base no brilho, os cálculos indicam que o asteroide tem entre 369 e 824 metros de diâmetro. E, pelas informações da Nasa, o corpo espacial viaja a 21.472 km/s.

Os asteroides são considerados remanescentes rochosos da formação do sistema solar. Suas órbitas são monitoradas por questões de segurança, já que o choque com um planeta, a depender do tamanho da rocha, pode causar um alto nível de destruição.

A órbita do 1994 XD foi determinada por observações que datam de 1º de dezembro de 1994. Ainda de acordo com o Space Reference, o asteroide voltará a passar perto da Terra em 13 de junho de 2041 a uma distância de 2,29 milhões de quilômetros.

Acompanhe tudo sobre:AsteroidesPlaneta Terra

Mais de Pop

'Avatar: Fogo e Cinzas' arrecada US$ 345 milhões em fim de semana de estreia

Linha 7-Rubi vira biblioteca de audiobooks gratuita (e instagramável)

Por que os ingressos de shows ficaram tão caros nos últimos anos?

Que horas estreiam os últimos episódios do documentário da Taylor Swift?