Startup mineira é uma das vencedoras da Copa do Mundo de Empreendedorismo
A empresa brasileira Key2enable conquistou o primeiro lugar na categoria Best Growth da premiação global para empreendedores
Carolina Ingizza
Publicado em 22 de outubro de 2020 às 14h38.
Última atualização em 22 de outubro de 2020 às 15h26.
A empresa Key2enable Assistive Technology, unidade de negócios da brasileira “TiX – Tecnologia Assistida”, nos Emirados Árabes Unidos, foi uma das vencedoras da etapa final da Copa do Mundo de Empreendedorismo , realizada por meio de canais digitais. A empresa conquistou o primeiro lugar na categoria Best Growth.
Fundada em Minas Gerais, em 2009, a TiX desenvolve um conjunto de tecnologias assistivas para crianças com deficiência , que aceleram o processo de comunicação e aprendizagem e ajudam no processo de tornar essas crianças autossuficientes.
A Copa do Mundo de Empreendedorismo tem o patrocínio de instituições da Arábia Saudita, como a Minsk Foundation, e é realizada pela Global Entrepreneurship Network (GEN), e — no Brasil — o Sebrae liderou a fase nacional da competição. Em todo o mundo, o evento contou com 175.000 participantes, de 200 países, ao longo de 2020. Para a grande final, foram selecionadas 100 startups , que foram classificadas em 65 finais nacionais.
Jose Rubinger Filho, fundador da TiX, comenta que a conquista da Copa do Mundo coloca a empresa em um novo patamar. A startup está internacionalizada desde 2018 e já atua hoje nos mercados dos Estados Unidos, Chile e Emirados Árabes, com planos de expansão para o Canadá.
“O reconhecimento abre novas portas e vai permitir que os investidores possam nos conhecer melhor. Com o prêmio, temos mais oportunidades de conversar com ministros da Educação, ter acesso a novos centros e difundir o nosso trabalho”, comenta.
Inovação
A TiX Tecnologia Assistiva desenvolve soluções de acessibilidade para pessoas com deficiência. Entre essas soluções está o teclado inteligente TiX, que torna os computadores, tablets e smartphones acessíveis a pessoas que possuem limitação de movimentos.
O serviço contempla a avaliação das necessidades de cada pessoa e a prescrição dos equipamentos a partir do acompanhamento das experiências e evoluções desse público.
Toda a solução é contratada através de um plano de acessibilidade, com pagamento mensal a partir de 165 reais. Com os planos de assinatura, em lugar de comprar produtos, o cliente contrata a acessibilidade como um serviço, que inclui os equipamentos indicados e a atenção continuada.
Visibilidade
A analista de cultura empreendedora do Sebrae, Renata Malheiros, destaca a importância da Copa do Mundo de Empreendedorismo. “Essa iniciativa é mais que uma competição. A experiência é única porque pode mudar completamente a história dos participantes. A possibilidade de conectar mentes inovadoras de todo o mundo para a troca de ideias é sensacional. Sem falar da chance de os candidatos terem acesso às instituições internacionais que apoiam o empreendedorismo, assim como o Sebrae faz no Brasil. Ampliar a rede de relacionamento, encontrar investidores, conectar soluções com parceiros, ganhar prêmios, são algumas das possibilidades que já presenciei”, afirmou Malheiros.
No ano passado, a brasileira Laura Marsiaj Ribeiro, cofundadora e presidente da Eu Ensino foi selecionada para a final da Copa na Arábia Saudita. Seu projeto é um balcão único online para recursos de treinamento de professores, com sede em São Paulo.
A Eu Ensino utiliza sua plataforma tecnológica para aumentar o alcance de técnicas de gerenciamento socioemocional em sala de aula, compartilhamento de melhores práticas e trilhas distintas de treinamento de professores; fornecendo, assim, uma solução escalável para os sistemas educacionais. Os clientes da Eu Ensino são escolas públicas e distritos educacionais, e seus usuários finais são educadores escolares.