Exame Logo

Spoleto lança modelo de franquia sustentável

O objetivo é reduzir o consumo, tornando as operações mais eficientes e rentáveis para os franqueados

A rede abriu seu primeiro restaurante com modelo sustentável em Santa Catarina (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2011 às 15h55.

São Paulo - A rede de restaurantes de culinária italiana Spoleto vai lançar, durante a ABF Franchising Expo 2010, um novo modelo de negócios, o Spoleto 21. A loja traz o conceito de sustentabilidade para a marca e o objetivo é reduzir o consumo de água, energia elétrica e outros recursos.

O uso de um novo sistema de lavagem dos utensílios deve diminuir até 40% a utilização de água. Os fogões a gás devem ser substituídos por modelos elétricos, para eliminar o consumo do gás. O quadro de funcionários também deve sofrer mudanças, a idéia é reduzir a equipe para propiciar salários melhores. Além disso, as lojas passarão a ter 25m², diminuindo em 20% o custo das obras.

Veja também

Joinville será a primeira cidade a receber o modelo. O projeto prevê a instalação de 15 novas lojas do Spoleto 21 ainda neste ano, no Rio de Janeiro, na Paraíba, no Tocantins, em Goiânia, no Distrito Federal e em São Paulo. O investimento mínimo é de 290 mil reais.

O Spoleto já tem 236 lojas no Brasil e 23 no México e pretende se expandir para outros países da América Latina. A rede faz parte do grupo Úmbria, que detém também as operações do Domino's Pizza e Koni Store. Em 2009, o holding teve um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, com faturamento de 362 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFast foodFranquiasGrupo UmbriaPequenas empresasProjetosSpoletoSustentabilidade

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de PME

Mais na Exame